Controlo de Gestão em Marketing
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2019-2020
02662186
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Português
Presencial
2.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Contabilidade de Gestão, Controlo de Gestão, Marketing, Marketing Estratégico e Marketing de Serviços.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina incluem, para além da apresentação de conteúdos, discussão de problemas reais da atividade do controlador de gestão de marketing. Toda a avaliação é estabelecida tendo por base o lecionado nas aulas e sempre em função dos objetivos da aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se, de uma forma sistemática e prática, compreender o interesse da implementação de um sistema de Controlo de Gestão em Marketing, tendo por base o faseamento da sua concepção. Por outro lado, perceber que o Controlo de marketing é uma actividade fundamental, já que é, com base neste controlo, que a empresa pode verificar a adaptabilidade global aos seus objectivos e efectuar, a tempo, as medidas tácticas convenientes para optimizar o seu relacionamento como o mercado. Finalmente, pretende-se compreender que o Planeamento e Controlo de Marketing representam actividades fundamentais das empresas dinâmicas e com orientação total para o mercado, facilitando o trabalho dos colaboradores, melhorando a satisfação dos clientes e contribuindo para a satisfação dos accionistas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O planeamento das actividades de marketing
2. O controlo de gestão em marketing
3. Controlo da eficiência do marketing
4. Controlo dos custos comerciais
5. Controlo da satisfação do cliente
6. O sistema de informação de marketing
7. Auditoria de marketing.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação e exame final.: 100.0%
Bibliografia
CAIADO, António Campos Pires - Contabilidade analítica e de gestão: contém 77 exercícios e casos de aplicação resolvidos. 4ª Ed. Lisboa: Areas Editora, 2008. [BP 657 CAI].
HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George - Cost accounting: a managerial emphasis. 12th ed. Upper Saddle River: Pearson/ Prentice Hall, 2006. [BP 657 HOR].
JORDAN, Hughes; NEVES, João Carvalho das; RODRIGUES, José Azevedo - O controlo de gestão: ao serviço da estratégia e dos gestores. 4ª ed. Lisboa: Áreas Editora, 2002. [BP 658 JOR].
MARKETING classics: a selection of influential articles. Comp. by Ben M. Enis and Keith K. Cox. 6th ed. Boston: Allyn and Bacon, 1988. [BP 658.8 MAR].
MCCARTHY, E. Jerome - Basic marketing: a managerial approach. 9th ed. Homewood: Richard D. Irwin, 1987. [BP 658.8 MCC].
MERCATOR XXI: teoria e prática do marketing. Denis Lindon [et al.]. 10ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2004. [BP 658.8 MER].