Políticas e Sistemas de Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02661936
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia engloba aulas expositivas, com recurso a meios audiovisuais. Procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação, no sentido de melhor compreender o que se entende por sistema de saúde. A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito (80%) e da sua apresentação e discussão na turma (20%). A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final será a que resultar da média ponderada do documento escrito e da apresentação/discussão.

Resultados de Aprendizagem

O controlo de custos em saúde tem conduzido ao aparecimento de preocupações com a eficácia e com a eficiência dos serviços de saúde o que, por sua vez, tem incentivado a criação e o desenvolvimento de medidas de necessidade em saúde e de medidas de resultados em cuidados de saúde. No fim desta unidade curricular, os alunos terão uma perspetiva mais aprofundada do que é um sistema de saúde e de quais são os principais objetivos de um sistema de saúde. Por fim, pretende-se que fiquem com uma perspetiva atualizada sobre o sistema de saúde português.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceito de sistemas de saúde e objetivos principais.

Desempenho e eficiência de um sistema de saúde.

Funções de um sistema de saúde.

Financiamento de sistemas de saúde e principais fontes de financiamento: modelos de Bismark e de Beveridge.

Evolução do Sistema Português de Saúde.

Processo de contratualização em saúde.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Augusto Melo Lopes Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
. A avaliação de conhecimentos é feita através da realização de um trabalho escrito (80%) e da sua apresentação e discussão na turma (20%). A classificação é atribuída de zero a vinte valores, sendo a aprovação garantida com a classificação mínima de dez valores. A classificação final será a que resultar da média ponderada do documento escrito e da apresentação/discussão.: 100.0%

Bibliografia

Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Relatórios de Primavera.

OECD. Health care systems: efficiency and policy settings. Organisation for Economic Co-operation and Development, 2010.

WHO. Portugal health system performance assessment. Copenhaga: World Health Organization, 2010.

World Health Organization. Everybody’s business. Strengthening health systems to improve health outcomes. Geneva, Switzerland: WHO, 2007.

World Health Organization. The World Health Report 2000. Health systems: improving performance. Geneva 27, Switzerland: WHO, 2000.

Outros relatórios produzidos por organizações nacionais e internacionais.