Prática de Ensino

Ano
2
Ano lectivo
2012-2013
Código
01930205
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de morfologia e organização do sistema educativo português. Noções básicas de fundamentos de aprendizagem.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas recorrem a um espectro alargado de métodos e técnicas pedagógicas, dentre as quais se destacam os métodos de exposição oral, as sínteses realizadas pelos alunos, o trabalho em pequeno grupo, a discussão de pequenos textos, etc.
As aulas práticas constituem uma componente fundamental da disciplina. Procura-se construir um percurso que, simultaneamente, alcance o prolongamento das problematizações feitas durante as aulas teóricas, na busca da síntese didáctica, e o confronto com os resultados da investigação disponível, que visa a experimentação controlada e análise fundamentada. A sua estrutura baseia-se na colocação dos alunos em situações de micro-ensino, planeadas pelos próprios e avaliadas a diferentes níveis (grupo grande e grupos reduzidos).

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos acerca do processo de planeamento das matérias nucleares da Educação Física Escolar partindo das orientações preconizadas nos Programas Nacionais de Educação Física; procura-se desenvolver processos de reflexão acerca dos conteúdos das matérias nucleares e respectiva forma de manipulação para posterior apresentação prática como proposta de ensino, tomando em consideração as condições e intenções da Educação Física como área curricular com valor formativo específico. Identificar e manipular critérios de qualidade no planeamento e na intervenção pedagógica, estimulando a sua análise crítica.

Estágio(s)

Não

Programa

Programa Nacional de Educação Física – características conceptuais e metodológicas e consequências para o desenvolvimento da EF na escola.

Plano Anual, de Unidade Temática e de Aula – características e critérios de qualidade, conceptuais e documentais.

Intervenção pedagógica – dimensões, habilidades e critérios de eficácia.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Adelino Machado Gomes

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalhos escritos : 30.0%
Organização e dinamização de duas aulas e apresentação dos respectivos documentos de apoio e análise : 30.0%
Frequência: 40.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bento, J. O. (1998): Planeamento e Avaliação em Educação Física. Livros Horizonte.

Crum, B. «A crise de identidade da EF – ensinar ou não ser, eis a questão.» In Boletim SPEF, nº 7/8.

Graça, A. et al. (1994): O Ensino dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP.

Programa de Educação Física – 3º ciclo do Ensino Básico. Volumes I e II.

Siedentop, Daryl (2002). Developing Teaching Skills in Physical Education. Mayfield Publisher

Zabalza, M.(1994): Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Editora ASA.