Prática de Ensino
2
2012-2013
01930205
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de morfologia e organização do sistema educativo português. Noções básicas de fundamentos de aprendizagem.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas recorrem a um espectro alargado de métodos e técnicas pedagógicas, dentre as quais se destacam os métodos de exposição oral, as sínteses realizadas pelos alunos, o trabalho em pequeno grupo, a discussão de pequenos textos, etc.
As aulas práticas constituem uma componente fundamental da disciplina. Procura-se construir um percurso que, simultaneamente, alcance o prolongamento das problematizações feitas durante as aulas teóricas, na busca da síntese didáctica, e o confronto com os resultados da investigação disponível, que visa a experimentação controlada e análise fundamentada. A sua estrutura baseia-se na colocação dos alunos em situações de micro-ensino, planeadas pelos próprios e avaliadas a diferentes níveis (grupo grande e grupos reduzidos).
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos acerca do processo de planeamento das matérias nucleares da Educação Física Escolar partindo das orientações preconizadas nos Programas Nacionais de Educação Física; procura-se desenvolver processos de reflexão acerca dos conteúdos das matérias nucleares e respectiva forma de manipulação para posterior apresentação prática como proposta de ensino, tomando em consideração as condições e intenções da Educação Física como área curricular com valor formativo específico. Identificar e manipular critérios de qualidade no planeamento e na intervenção pedagógica, estimulando a sua análise crítica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Programa Nacional de Educação Física – características conceptuais e metodológicas e consequências para o desenvolvimento da EF na escola.
Plano Anual, de Unidade Temática e de Aula – características e critérios de qualidade, conceptuais e documentais.
Intervenção pedagógica – dimensões, habilidades e critérios de eficácia.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Adelino Machado Gomes
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalhos escritos : 30.0%
Organização e dinamização de duas aulas e apresentação dos respectivos documentos de apoio e análise : 30.0%
Frequência: 40.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bento, J. O. (1998): Planeamento e Avaliação em Educação Física. Livros Horizonte.
Crum, B. «A crise de identidade da EF – ensinar ou não ser, eis a questão.» In Boletim SPEF, nº 7/8.
Graça, A. et al. (1994): O Ensino dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP.
Programa de Educação Física – 3º ciclo do Ensino Básico. Volumes I e II.
Siedentop, Daryl (2002). Developing Teaching Skills in Physical Education. Mayfield Publisher
Zabalza, M.(1994): Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Editora ASA.