Educação pelo Desporto
1
2021-2022
02970179
Ciências do Desporto
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, concretizado em investigação aplicada.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina apresenta uma perspetiva de Estado da Arte e crítica das questões levantadas pela prática desportiva contemporânea e do papel da Pedagogia como ponto de encontro das Ciências do Desporto, fornecendo ao estudante competências para elaborar projetos e programas de intervenção para treinadores, equipas, famílias e outros agentes envolvidos na prática desportiva.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Problemas éticos no desporto contemporâneo; mudanças na estrutura e conteúdos do desporto. [2] Fair-play e desportivismo; valores, atitudes e clima motivacional. [3] Fundamentação teórica do estudo dos problemas éticos: teoria da aprendizagem social; teorias estruturalistas e desenvolvimentistas. [4] A investigação e a busca de um modelo explicativo; investigação aplicada; correlações com outros construtos: habilidade percecionada; objetivos de realização, clima de treino. [5] Ecologias sociais e o papel dos outros significantes: famílias, treinadores, pares, outros agentes. Os atributos pessoais e ecológicos.
Docente(s) responsável(eis)
Hugo Miguel Borges Sarmento
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
GONÇALVES CE, COELHO E SILVA MJ, CRUZ J, TORREGROSA M, CUMMING SP (2010). The effect of achievement goals on moral attitudes in young athletes. J Sports Science and Medicine, 9, 4, 605-611.
LEE M, WHITEHEAD J, BALCHIN N (2000). The measurement of values in youth sport: development of the youth sport values questionnaire. J Sport Exercise Psychology, 22: 307-326.
GONÇALVES CE, COELHO E SILVA M, CHATZIASARANTIS N, LEE MJ, CRUZ J (2006). Tradução e validação do SAQ (Sports Attitudes Questionnaire) para jovens praticantes desportivos portugueses com idades entre os 13 e os 16 anos. Rev Port Ciências Desp. Vol. 6 (1): 38-49.
DE BRUIN, A., RIKERS, R., & SCHMIDT, H. (2007). The influence of achievement motivation and chess-specific motivation on deliberate practice. J Sport & Exercise Psychology, 29, 561-583
SMITH, R., SMOLL, F., & HUNT, E. (1977). A system for the behavioral assessment of athletic coaches. Research Quarterly, 48, 401-407