Educação pelo Desporto

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02970179
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, concretizado em investigação aplicada.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina apresenta uma perspetiva de Estado da Arte e crítica das questões levantadas pela prática desportiva contemporânea e do papel da Pedagogia como ponto de encontro das Ciências do Desporto, fornecendo ao estudante competências para elaborar projetos e programas de intervenção para treinadores, equipas, famílias e outros agentes envolvidos na prática desportiva.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Problemas éticos no desporto contemporâneo; mudanças na estrutura e conteúdos do desporto. [2] Fair-play e desportivismo; valores, atitudes e clima motivacional. [3] Fundamentação teórica do estudo dos problemas éticos: teoria da aprendizagem social; teorias estruturalistas e desenvolvimentistas. [4] A investigação e a busca de um modelo explicativo; investigação aplicada; correlações com outros construtos: habilidade percecionada; objetivos de realização, clima de treino. [5] Ecologias sociais e o papel dos outros significantes: famílias, treinadores, pares, outros agentes. Os atributos pessoais e ecológicos.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

GONÇALVES CE, COELHO E SILVA MJ, CRUZ J, TORREGROSA M, CUMMING SP (2010). The effect of achievement goals on moral attitudes in young athletes. J Sports Science and Medicine, 9, 4, 605-611.

LEE M, WHITEHEAD J, BALCHIN N (2000). The measurement of values in youth sport: development of the youth sport values questionnaire. J Sport Exercise Psychology, 22: 307-326.

GONÇALVES CE, COELHO E SILVA M, CHATZIASARANTIS N, LEE MJ, CRUZ J (2006). Tradução e validação do SAQ (Sports Attitudes Questionnaire) para jovens praticantes desportivos portugueses com idades entre os 13 e os 16 anos. Rev Port Ciências Desp. Vol. 6 (1): 38-49.

DE BRUIN, A., RIKERS, R., & SCHMIDT, H. (2007). The influence of achievement motivation and chess-specific motivation on deliberate practice. J Sport & Exercise Psychology, 29, 561-583

SMITH, R., SMOLL, F., & HUNT, E. (1977). A system for the behavioral assessment of athletic coaches. Research Quarterly, 48, 401-407