Sociologia do Desporto

Ano
3
Ano lectivo
2008-2009
Código
01930315
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas metodologias de ensino encontram-se aulas teóricas e teórico-práticas. Nas  aulas teóricas  serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo para o efeito a meios audiovisuais (PowerPoint), estimulando-se os alunos à participação na reflexão e debate de ideias. As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de apresentações orais expositivas que fazem parte integrante da avaliação final, seguidas de debate.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular fornece instrumentos teóricos de contextualização da realidade do desporto nas mudanças das sociedades marcadas pelo processo de Globalização, e de aprofundamento das transformações e tendências do fenómeno desportivo actual através do conhecimento sociológico. Para o efeito identificam-se os seguintes objectivos:

i)Aprofundar o conhecimento do desporto no contexto social;

ii) Interpretar indicadores de leitura da realidade;

iii) Relacionar factos e compreender tendências;

iv) Estimular a capacidade crítica e o debate de ideias com base na realidade empírica;

v) Suscitar o interesse pela investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos da unidade curricular encontram-se divididos em cinco unidades temáticas:

[1] Introdução à Sociologia do Desporto: Abordagens teóricas da acção social, problemáticas de investigação, conceitos e noções;

[2] Conceito de Desporto: A historicidade do desporto no contexto da mudança social, sociogénese do desporto moderno, democratização das práticas desportivas ('desporto para todos'), actividades físicas e consumos desportivos;

[3] Comercialização do Desporto no Mercado Global: Reforço da competição desportiva, mercado profissional, media, espectáculo, grandes eventos e identidades;

[4] Hábitos e Tendências da Procura Desportiva: Indicadores da participação e procura desportiva, consumos, perfis sociais e afinidades;

[5] Conflitos Éticos no Desporto: os casos da dopagem e violência.

Métodos de Avaliação

Contínua
A assiduidade às aulas : 5.0%
Apresentação oral : 35.0%
Teste escrito final : 60.0%

Bibliografia

[1]  Elias, N. (1992), A Busca da Excitação. Lisboa: Difel;

[2]  Coakley, J &  Dunning E. (eds.) (2000), Handbook of Sports Studies. London: Sage;

[3]  Dunning, E. et al.(eds) (2002),  Fighting Fans. Football Holliganism as a World Phenomenon. Dublin: University College Dublin Press;

[4]  Horne, J. (2006), Sport in Consumer Culture. Basingstoke: Palgrave Macmillan;

[5]  Marivoet, S. (2001), Hábitos Desportivos da População Portuguesa. Lisboa: INEFED;

[6]  Marivoet, S. (2002), Aspectos Sociológicos do Desporto (2). Lisboa: Livros Horizonte;

[7]  Marivoet, S. (2007), Ética do Desporto. Princípios, Práticas e Conflitos. Análise sociológica do caso português durante o Estado Democrático do século XX. Lisboa: ISCTE.