Sociologia das Organizações

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01621336
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Tratando-se de uma unidade curricular de opção para vários cursos, valoriza-se o facto de os/as estudantes poderem transpor para campo da sociologia as temáticas relacionadas com a vida das organizações.

Métodos de Ensino

Alternância entre exposição oral por parte do docente e concessão de espaço de reflexão para os/as estudantes apresentarem e comentarem temas sobre a realidade organizacional.

Resultados de Aprendizagem

Compreender o papel decisivo das dimensões cultural e social das organizações, empresas e instituições em geral, com base num olhar sociológico dirigido, por um lado, às preocupações de eficácia, gestão de recursos e rentabilidade económica das organizações e, por outro, ao problema da inserção das pessoas no meio organizacional e ao papel da dinâmica sócio-cultural na inovação e na mudança, segundo uma concepção aberta das organizações e das empresas, e atendendo à sua constante interacção com o meio envolvente e a sociedade mais geral.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A organização, o indivíduo e o grupo. O indivíduo e o social. O problema da relação entre o indivíduo e o grupo. Grupos de pertença e grupos de referência. Dinâmica de grupos: compromisso e consenso. 2. A identidade, as pessoas e as organizações. A importância da noção de identidade e suas múltiplas formas. A complexidade da pessoa e a construção da identidade organizacional e identificação organizacional. As organizações e a sociedade. A importância do simbólico, da linguagem e da comunicação. Origens e funções das representações sociais. Teorias da motivação e das necessidades. 3. O actor e o sistema: as relações de poder e a análise estratégica. Racionalidade, planeamento e burocracia: o formal e o informal nas organizações. O actor e o sistema: as organizações como processo dinâmico. Postulados e conceitos-chave da análise estratégica. 4. Conflito, negociação e associativismo. As condicionantes, fases e resultados dos processos de conflito e negociação nas organizações. 5. O papel da cultura nas organizações. Características e níveis de cultura. Principais traços da cultura organizacional. Cultura de empresa e subculturas: a perspectiva político-cultural e a perspectiva da cultura corporativa ou management. 6. Liderança e desenvolvimento organizacional. O gestor e o líder, eficiência e eficácia. Estilos e níveis de liderança. Mudança e desenvolvimento organizacional. As "boas práticas" organizacionais. 

Bibliografia

BAGLA, Lusin — Sociologie des organisations. Paris : Editions La Découverte, 2003. [BP 65.01 BAG]. BERNOUX, Philippe — A sociologia das organizações. Porto : Rés, 1997-1998. [BP 65.01 BER]. BERNOUX, Philippe — Sociologie du changement dans les entreprises et les organisations. Paris : Editions du Seuil, 2004. [BP 65.01 BER]. BILHIM, João Abreu de Faria — Teoria organizacional : estruturas e pessoas. 4ª ed. rev. e act. Lisboa : ISCSP, 2005. [BP 65.01 BIL]. CROZIER, Michel — A empresa à escuta. Lisboa : Instituto Piaget, 1994. [BP 658 CRO]. FILLEAU, Marie-Georges ; MARQUES-RIPOULL, Clotilde — Teorias da organização e da empresa : das correntes fundadoras às práticas actuais. Oeiras : Celta Editora, 2002. [BP 65.01 FIL]. FREIRE, Adriano — Gestão empresarial japonesa : lições para Portugal : com mais de 150 exemplos práticos de empresas japonesas e portuguesas. 2ª ed.. Lisboa : Editorial Verbo, 1996. [BP 658 FRE]. HOFSTEDE, Geert — Culturas e organizações : compreender a nossa programação mental. Lisboa : Edições Sílabo, 1997. [BP 316.7 HOF]. MANUAL de psicossociologia das organizações. Coordenação J. M. Carvalho Ferreira, José Neves, António Caetano. Lisboa : Editora McGraw-Hill de Portugal, 2001. [BP 65.01 MAN]. VELOSO, Luísa — Empresas, identidades e processos de identificação. Porto : Editora da Universidade do Porto, 2007.