Técnicas Qualitativas de Investigação Sociológica

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
01621045
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os/as estudantes já tenham conhecimentos sobre Metodologia da Investigação, mas não é obrigatório.

Métodos de Ensino

Os métodos ativos são os mais frequentemente usados. O método expositivo é apenas usado para explicar conceitos e transmitir indicações para a execução das atividades e o método interrogativo para explorar as experiências das/os estudantes com as técnicas em estudo e desafiando-os/as a pensarem a melhor maneira de fazer investigação com cada uma delas. As aulas são teórico-práticas, implicando frequentemente o trabalho individual ou de grupo para construir os protocolos de observação. A aprendizagem exige trabalho individual independente extra aulas e realização de trabalho de campo.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

O objetivo fundamental da uc é dotar os/as estudantes com conhecimento dos procedimentos de natureza qualitativa para OBSERVAR no âmbito da investigação empírica em Sociologia.

Objetivos específicos

No final da uc, os/as estudantes sejam capazes de: selecionar e operacionalizar as técnicas qualitativas adequadas a cada tipo de pesquisa; planear e desenvolver o trabalho de campo; tratar a informação qualitativa produzida tendo em vista a análise dos resultados.

Competências

Depois de obter aprovação a esta uc, o/a estudante deve evidenciar as seguintes competências:

Genéricas: capacidade para refletir de modo teórico e prático sobre métodos e técnicas de investigação usados nos estudos publicados e para planear a operacionalização dos que vai usar na sua própria investigação.

Específicas: capacidade para definir questões de investigação qualitativa e produzir dados qualitativos através de entrevistas, de focus group, de observações diretas e da análise de documentos.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Introdução às Técnicas de Investigação Sociológica:

1. Teorias, Métodos e Técnicas

2. A Observação Sistemática e Controlada.

II. A Investigação Qualitativa: Importância, história, características

3. Momentum da Investigação Qualitativa

3.1 Perspetivas teóricas

3.2 Validade e Fiabilidade

III. Técnicas de Observação Sociológica: a construção de dados.

4. Técnicas de entrevista

4.1 Tipos de entrevistas individuais e de grupo

4.2 Natureza da situação de entrevista

4.3 Fatores que influenciam a entrevista

4.4 Os estilos das intervenções de quem entrevista

4.5 As entrevistas focalizadas de grupo

5. Técnicas etnográficas

5.1 Observação-participação; participação-observação

5.2 Ética e papel de quem observa

5.3 Técnicas de registo e codificação

6. Histórias de Vida

6.1 Questões metodológicas das histórias de vida

6.2 A “assemblage”

7. Análise documental

7.1 Tipos de documentos

7.2 Critérios de seleção

Docente(s) responsável(eis)

Virgínia do Carmo Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Continua
2 trabalhos individuais sobre entrevista e observação (60% = 7,5 + 4,5 val.); - 2 testes escritos (2X 4=8=40%).: 100.0%

Bibliografia

• BURGESS, Robert G,. A pesquisa de terreno, Oeiras, Celta Editora, 1997.
• COUTINHO, Clara Pereira, Metodologia em ciências sociais e humanas, Coimbra, Almedina, 2011.
• FLICK, UWE, Uma introdução à pesquisa qualitativa (3.ª ed.), tradução de Joice Elias Costa, 2009.
• FODDY, William, Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta, 1996.
• GHIGLIONE, Rodolphe, Benjamin MATALON, O inquérito: teoria e prática, Oeiras, Celta Editora, 1992.
• METODOLOGIAS DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO – Teoria e Prática, Wivian Weller & Nicole Pfaff (orgs.), Petrópollis, Editora Vozes, 2010.
• METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (12.ª ed.), Augusto Santos Silva e José Madureira Pinto (orgs.) Porto, Afrontamento, 1986 (1.ª ed.).
• POIRIER, Jean, S. Clapier-Valladon, Paul R., Histórias de vida: teoria e prática, Oeiras, Celta Editora, 1995.
• PRÁTICAS E MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, Luc Albarello... et al., Lisboa, Gradiva, 1997.