Cooperação para o Desenvolvimento II
0
2017-2018
01620483
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino incluem abordagens expositivas, participativas e de trabalho de grupo em sala de aula. As aulas abordam os debates atuais e metodologia subjacente à elaboração e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais:
O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os/as estudantes com os principais debates de cooperação para o desenvolvimento, bem como facultar competências específicas na área de elaboração e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.
Competências e objetivos específicos:
- compreender e analisar criticamente a relação entre desenvolvimento e ação humanitária; e ética; e estado e mercado; e ambiente; e democracia; e paz e segurança
- elaborar e avaliar projetos de cooperação para o desenvolvimento submetidos por atores governamentais e não governamentais a instituições doadoras nacionais, regionais, internacionais e privadas
Competências genéricas:
Capacidade de investigação e de adaptação a novas situações; capacidade de aplicar na prática conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos; comunicação oral e escrita; capacidade de trabalhar em grupo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular incluem a apresentação e análise dos debates atuais sobre cooperação para o desenvolvimento, abordando temas como ação humanitária, ética, estado e mercado, ambiente, democracia e paz e segurança. Estes temas constituem o enquadramento para a elaboração e avaliação de um projeto de cooperação para o desenvolvimento submetido por organizações governamentais e não-governamentais a entidades doadoras nacionais, regionais, internacionais e privadas. As aulas incluem a apresentação e discussão prática e crítica da metodologia de elaboração de projetos de cooperação para o desenvolvimento baseados na matriz de enquadramento lógico, cronograma e orçamento, bem como a discussão e aplicação dos critérios de avaliação gerais: relevância, eficácia, eficiência, sustentabilidade e impacto.
Docente(s) responsável(eis)
Vanda Rafaela Amaro Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Elementos de grupo: entrega de um documento preliminar sobre a entidade doadora a que vão submeter a proposta de projeto (máximo 1000 palavras), a entrega de uma versão preliminar da proposta de projeto e a versão final do projeto: 30.0%
Elementos de avaliação individuais: realização de quatro testes temáticos (de seis possíveis) nas datas previamente definidas [40%] e a defesa oral individual da proposta de projeto do grupo [30%]: 70.0%
Regime geral
Exame: 100.0%
Bibliografia
Cracknell, Basil (2000) Evaluating Development Aid: Issues, Problems and Solutions. London: SAGE: 93-140.
Schiefer, Ulrich (coord.) (2000) MAPA – Método Aplicado de Planeamento e Avaliação – Manual de Planeamento de Projectos. Mem Martins: Editorial do Ministério da Educação.
UNDP Human Development Reports. New York: United Nations Development Program.