Contabilidade de Gestão

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01620027
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas são parcialmente expositivas, onde os conceitos e metodologias abordadas são sistematizados e analisados criticamente, e complementadas com recurso a casos práticos que são discutidos e resolvidos.

O regime de avaliação periódica, oferecido como alternativa ao regime de exame final, promove o acompanhamento mais próximo das(os) estudantes na construção e resolução de exercícios e na formulação de hipóteses para a conceção de um sistema de contabilidade analítica apropriado a determinado contexto empresarial ou público ou, ainda de organizações sem fins lucrativos.

Resultados de Aprendizagem

 A unidade curricular tem como objetivo fundamental apresentar um conjunto de conceitos, métodos e processos essenciais para o tratamento e análise interna de gastos, por forma a determinar o custo de produtos, serviços, atividades ou secções. Pretende-se integrar a contabilidade de gestão no planeamento e controlo das condições internas de exploração, valorizando o papel da contabilidade de gestão no suporte a decisões estratégicas.

Pretende-se desenvolver competências de organização e tratamento de informação contabilística e não contabilística, bem como de análise de cenários de decisão alternativos. Através de um suporte conceptual e metodológico adequado espera-se que os estudantes adquiram capacidade de avaliação da informação necessária e que a saibam processar com rigor e adaptabilidade. Trabalham-se aspetos como a fundamentação de decisões e a elaboração de pequenos relatórios dirigidos a diferentes níveis da gestão.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão.

2) Conceitos fundamentais da Contabilidade de Gestão. Estimação e comportamento das funções de custo.

3) Apuramento dos custos de produção: componentes do custo de produção; acumulação e repartição de gastos; métodos de imputação. Alguns casos particulares.

4) A problemática da imputação dos gastos indiretos: do Método das Secções Homogéneas ao Custeio Baseado nas Atividades.

5) Sistemas de custeio: alternativas e resultados.

6) O uso da informação contabilística para a tomada de decisões: análise gasto-volume-resultado, decisões de pricing, escalonamento da produção e outsourcing.

7) Conceção e implementação de um sistema de Contabilidade de Gestão.

8) O impacto do ambiente organizacional em mudança na contabilidade de gestão. 

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Correia Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Datar, S. & Madhav, V. (2021). Horngren's Cost Accounting: a Managerial Emphasis. (17th ed.). Pearson. Drury, J. C. (2021). Management and Cost Accounting.(11th Revised ed.). Cengage Learning EMEA.

Garrison, R.; E. Noreen e Brewer (2021). Managerial Accounting. (17th ed.). McGraw-Hill/Irwin.

Hansen, D. R. & Mowen, M. M. (2005). Management Accounting. (7th Ed, Thomson South-Western

Hilton, et al. (2006) - Cost management – Strategies for business decisions. (3rd ed.). McGraw-Hill/Irwin.