Liderança e Motivação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02661187
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Metodologia participativa: trabalhos de grupo e individuais são apresentados e discutidos para facilitar a real partilha de informação de modo a promover o desenvolvimento de competências profissionais na base de uma utilização adequada do conhecimento dos assuntos em causa.

Avaliação: Regime Geral (exame) ou Avaliação contínua. 

Avaliação contínua (75% assiduidade): Teste (10%)+Trabalho de Grupo (60%) + Apresentação de Paper (30%).

Resultados de Aprendizagem

Como resultado do processo ensino-aprendizagem desta unidade, o estudante deverá: (1) distinguir entre liderança carismática de cima-para-baixo e liderança transformacional que possibilita aos próprios empregados “mergulhar na base para aprender no topo”, (2) compreender a necessidade sociopsicológica do indivíduo e do grupo deste tipo de estilos de liderança; (3) ser capaz de conceptualizar e identificar a importância do conhecimento tácito, capacidades latentes e competências implícitas nos grupos de trabalho e de gestores com níveis de responsabilidades idênticos; (4) valorizar que a melhoria continua dos métodos e formas de organização do trabalho pode ser da responsabilidade do empregado; (5) reconhecer a relevância da distinção entre os métodos de organização do trabalho de cima-para-baixo “Fordista” e os da base-para-cima “Pós-Fordistas”; (6) reconhecer o papel do contrato psicológico na motivação e liderança eficaz.

Estágio(s)

Não

Programa

Liderança- 1.1 Paradigmas: Liderança tradicional, Liderança carismática, Liderança intuitiva; 1.2 Burocracia e Gestão: Burocracia Weberiana, Burocracia fordista; 1.3 Pós-Fordismo: Liderança informal, Liderança operacional; 1.4 Liderança e aprendizagem: Conhecimento tácito e aprendizagem implícita, Aprendizagem ao longo da vida, Aprendizagem no trabalho; 1.5 Níveis e processos de liderança: Cima-para-baixo, De baixo e do meio-para-cima.

Motivação-2.1Teorias da motivação e do bem-estar no trabalho; 2.2. Motivação instrumental: Salário e promoção, Partilha de lucros; 2.3 Motivação e sanções: Avaliação de desempenho, Contratos a termo, Sanções para o despedimento, Emprego para a vida em questão; 2.4 Contrato psicológico: Fatores culturais, Mudanças ambientais, Compromisso e envolvimento do empregado; 2.Teorias da vantagem mútua: Trabalho com significado e variado, Redesignação e reconceptualização do trabalho, Pano de competências, Equilíbrio vida-trabalho.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Bass, B. M. (1990). From transactional to transformational leadership: Learning to share the vision. Organizational Dynamics, (Winter): 19-31.

Brent Smith, D. (2008) (Ed). The People Make the Place: Dynamic Linkages Between people and Organisations. New York: Lawrence Erlbaum.

Hollander, E. P. (2008).  Inclusive Leadership: The Essential Leader-Follower Relationship. Routledge.  Hb:978-0-8058-6439-7 

Latham, G. P. (2007). Work Motivation: History, Theory, Research and Practice London: Sage.

Cooper, Cary L. (2004) (Ed.). Leadership and Management in the 21st Century. Business Challenges of the Future. Oxford, Oxford University Press.

Neil, Conway & Briner, Rob (2005).  Understanding Psychological Contracts at Work: A Critical Evaluation of Theory and Research, Oxford, Oxford University Press.

Pinder, C. (2008). Work Motivation and Organizational Behaviour. 2nd edition. New York: The Psychology Press.