Comércio Electrónico
0
2025-2026
01661079
Sistemas de Informação
Português
Inglês
B-learning
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos e a discussão de estudos de caso. O ensino não acompanhado é também suportado por ferramentas interactivas de auto-avaliação numa plataforma de “blended learning”. Actividades nas aulas permitem transmitir conhecimento prático e favorecer trabalho de grupo.
Resultados de Aprendizagem
O comércio e negócio electrónico correspondem a componentes de dimensão significativa e crescente da actividade económica actual. Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio e negócio electrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio e negócio electrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área. Deve ainda conhecer na prática algumas ferramentas usadas na área, e ter conhecimento dos desafios e preocupações na implementação deste tipo de soluções.
Estágio(s)
NãoPrograma
Trata-se de uma unidade curricular que aborda os diversos temas associados ao comércio electrónico (e-commerce) e negócio electrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão, incluindo:
1. Introdução ao E-business e ao comércio electrónico;
1.1. Conceitos introdutórios;
1.2. Mercados electrónicos e fundamentos do comércio electrónico;
1.3. Infra-estrutura e fundamentos do E-business;
1.4. Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais;
1.5. Tecnologias e aplicações da mesma.
2. Estratégia.
2.1. Estratégia para o E-business;
2.2. Aplicações “viradas para o interior” (B2B);
2.3. Aplicações “viradas para o exterior” (B2C);
2.4. Aplicações entre clientes (C2C).
3. Aplicação prática.
3.1. Projecto de um site de comércio electrónico;
3.2. Questões de implementação.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel Paulo Albuquerque Melo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Actividades na sala/loja virtual: 30.0%
Exame: 30.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce 2020-2021: business, technology, society. 16th ed. Pearson, 2020. [5th ed (2008): BP 339.3 LAU].
CHAFFEY, Dave — Digital Business and E-Commerce Management. Pearson, 6th edition: (2015). [3rd ed. (2007): BP 339.3 CHA
TURBAN, E., OUTLAND, J., KING, D., LEE, J.K., LIANG, T.-P., TURBAN, D.C., 2017. Electronic Commerce 2018: A Managerial and Social Networks Perspective, 9th. ed. Springer.