Comércio Electrónico

Ano
0
Ano lectivo
2025-2026
Código
01661079
Área Científica
Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos e a discussão de estudos de caso. O ensino não acompanhado é também suportado por ferramentas interactivas de auto-avaliação numa plataforma de “blended learning”. Actividades nas aulas permitem transmitir conhecimento prático e favorecer trabalho de grupo.

Resultados de Aprendizagem

O comércio e negócio electrónico correspondem a componentes de dimensão significativa e crescente da actividade económica actual. Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio e negócio electrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio e negócio electrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área. Deve ainda conhecer na prática algumas ferramentas usadas na área, e ter conhecimento dos desafios e preocupações na implementação deste tipo de soluções.

Estágio(s)

Não

Programa

Trata-se de uma unidade curricular que aborda os diversos temas associados ao comércio electrónico (e-commerce) e negócio electrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão, incluindo:

1.         Introdução ao E-business e ao comércio electrónico;

1.1.      Conceitos introdutórios;

1.2.      Mercados electrónicos e fundamentos do comércio electrónico;

1.3.      Infra-estrutura e fundamentos do E-business;

1.4.      Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais;

1.5.      Tecnologias e aplicações da mesma.

2.         Estratégia.

2.1.      Estratégia para o E-business;

2.2.      Aplicações “viradas para o interior” (B2B);

2.3.      Aplicações “viradas para o exterior” (B2C);

2.4.      Aplicações entre clientes (C2C).

3.         Aplicação prática.

3.1.      Projecto de um site de comércio electrónico;

3.2.      Questões de implementação.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Paulo Albuquerque Melo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Actividades na sala/loja virtual: 30.0%
Exame: 30.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce 2020-2021: business, technology, society. 16th ed. Pearson, 2020. [5th ed (2008): BP 339.3 LAU].

CHAFFEY, Dave — Digital Business and E-Commerce Management. Pearson, 6th edition: (2015). [3rd ed. (2007): BP 339.3 CHA

TURBAN, E., OUTLAND, J., KING, D., LEE, J.K., LIANG, T.-P., TURBAN, D.C., 2017. Electronic Commerce 2018: A Managerial and Social Networks Perspective, 9th. ed. Springer.