Liderança e Motivação

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02660442
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Face à bibliografia indicada, um domínio razoável da língua inglesa é recomendado.

Métodos de Ensino

Ao utilizar uma metodologia participativa, este curso procura criar condições para que os/as alunos/as saibam utilizar de uma forma crítica a informação dada em contextos teóricos. Em particular, trabalhos de grupo e individuais são apresentados e discutidos para facilitar a real partilha de informação de modo a promover o desenvolvimento de competências profissionais na base de uma utilização adequada do conhecimento dos assuntos em causa.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado do processo ensino-aprendizagem desta unidade, o/a aluno/a deverá (1) distinguir entre liderança carismática de cima-para-baixo e liderança transformacional que possibilita aos próprios empregados "mergulhar na base para aprender no topo"; (2) compreender a necessidade sócio-psicológica do indivíduo e do grupo deste tipo de estilos de liderança; (3) ser capaz de conceptualizar e identificar a importância do conhecimento tácito, capacidades latentes e competências implícitas nos grupos de trabalho e gestores com níveis de responsabilidades idênticos; (4) valorizar que a melhoria continua dos métodos e formas de organização do trabalho pode ser da responsabilidade do empregado; (5) reconhecer a relevância da distinção entre os métodos de organização do trabalho de cim-para-baixo "Fordista" e os da base-para-cima "Pós-Fordistas"; e (6) reconhecer o papel do contrato psicológico na motivação e liderança eficaz.

Estágio(s)

Não

Programa

O principal objectivo desta unidade curricular é capacitar os gestores para melhor compreender as questões de liderança e motivação. Em particular, procura-se articular os referidos conceitos identificando e analisando as vantagens e desvantagens das diferentes perspectivas e suas controvérsias como contributo para melhor compreender e explicar rápidas mudanças no contexto institucional e global. Serão discutidas evidências para: os limites de uma abordagem positivista das relações inter-pessoais e suas dinâmicas; de que a liderança é mais do que gestão de cima para baixo; e que a motivação é mais do que pagamento, condições de trabalho e possibilidade de reciclagem. Implica reconhecer valores, crenças e personalidades dos trabalhadores, envolvendo-os na inovação da operacionalização do trabalho, que lhes permita alcançar tanto a realização pessoal no trabalho assim como aceitável equilíbrio trabalho-vida, assegurando justiça procedimental e distributiva. Isso significa valorizar o conhecimento tácito e mobilizar capacidades e competências latentes para ser capaz de atingir uma melhoria contínua dos métodos de organização do trabalho. Por estas razões, oferecendo reciclagem formal pode ser uma condição necessária mas não suficiente para a motivação. A liderança mais eficaz será interactiva, permitindo "prática reflexiva" e "iniciativas pró-activas" para a mudança e inovação em que os trabalhadores estão mais propensos para as aceitarem se eles mesmos estiveram envolvidos na concepção de novos métodos de organização do trabalho. Tal liderança vai para além de contratos formais de trabalho, em que o reconhecimento mútuo e benefício recíproco de ganhos de eficiência estão na base do "contrato psicológico".

Métodos de Avaliação

Regime Misto
Exame e Avaliação Continua: 100.0%

Bibliografia

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