Política Monetária e Financeira

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02640383
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de macroeconomia, matemática e Econometria ao nível da licenciatura de economia e de inglês ao nível do utilizador independente na leitura.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas. Em cada aula começamos pela discussão do “problema da semana”. Exposição pelos estudantes de 2 textos recentes (de 122) de p.m.f. e comentários aos textos apresentados pelos colegas com intervenção minha.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e manipular modelos macroeconómicos com presença de blocos de política monetária e financeira. Compreender a p. monetária praticada na Europa e nos EUA assim como o PEC na U.E. O estudante deve compreender e comentar, de forma escrita e oral, a p.m.f. desenvolvida desde o inverno de 2007 assim como os objetivos com o novo quadro regulador para a U.E. E os E.U.A. O estudante deve saber qual o papel dos B. Centrais na organização monetária e a importância do Orçamento de estado para a estabilização e o crescimento. Para isso deve conhecer os procedimentos de política monetária; mecanismos de transmissão da política monetária; comportamento ótimo dos bancos e oferta de moeda; escolha dos instrumentos com diferentes objetivos intermédios e diferentes choques. Despesas e rendimentos automáticos e discricionários e intervenções distorcionárias.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Agregados monetários e taxas de juro

2. Política monetária: Instrumentos e mecanismo de transmissão; Objectivos da política monetária; “Regras e discricionaridade”; O estatuto do banco central; Estratégias de política monetária.

3. Política orçamental: O orçamento do Estado; Saldos e Indicadores; Política de estabilização.

4. Relação entre política monetária e política orçamental: A restrição orçamental do governo; Coordenação/subordinação;

5. Outros tópicos de política monetária e financeira.

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Avaliação presencial: 40.0%
Exame: 60.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Manual principal | main textbook:
BOFINGER, Peter ; REISCHLE, Julian ; SCHACHTER, Andrea — Monetary policy : goals, institutions, strategies, and instruments. Oxford : Oxford University Press, 2001.
BUTI, Marco — Will the new stability and growth pact succeed? : an economic and political perspective [em linha]. Brussels : European Commission, 2006. Economic Papers. Nº 241 (Jan. 2006).
CHAÎNEAU, André — O que é a moeda?. Coimbra : Livraria Minerva Editora, 2000.
Outros manuais complementares | complementary books:
CRISE (A) financeira internacional. Fernando Alexandre [e tal]. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.
EUROPEAN CENTRAL BANK — The implementation of monetary policy in the euro area : general documentation on eurosystem monetary policy instruments and procedures, WWW.ecb.int/udl.html?doc_id=gendoc_en