Economia do Trabalho

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02640339
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Língua inglesa e teoria microeconómica (1.º ciclo).

Métodos de Ensino

O curso abrange variados aspetos relacionados com a oferta e procura de mão de obra, tanto de forma intuitiva como formal. Os alunos têm acesso a notas de aula que cobrem os principais pontos da discussão. O exame de escolha múltipla serve para testar a compreensão de conceitos, mais do que derivações formais. O projeto, por sua vez, exige que os alunos escrevam um texto de 10 páginas sobre um tópico à sua escolha. O principal objetivo neste domínio é permitir que os alunos possam pensar autonomamente sobre um tópico específico.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende proporcionar ao aluno uma sólida introdução à economia do trabalho contemporânea. Os objetivos passam: pela análise da teoria e alcance da economia do trabalho; por compreender como os mercados de trabalho podem ser analisados a partir de diferentes perspectivas económicas; pela compreensão de como o método experimental de investigação pode ser aplicado na análise das questões do trabalho e do emprego; e pelo conhecimento das principais instituições do mercado de trabalho e diversidade das relações laborais.

Estágio(s)

Não

Programa

A uc abarca 9 capítulos do manual recomendado (Ronald G. Ehrenberg and Robert S. Smith, Modern Labor Economics).
A matéria a lecionar cobre a procura e oferta de trabalho, monopsónio, salário mínimo, o trabalho como factor de produção quase-fixo, recrutamento e formação, mercado interno de trabalho, compensating wage differentials, investimento em capital humano, sinalização no mercado de trabalho, teoria dos contratos, antiguidade e perfil salarial, impacto económico dos sindicatos e um tópico final, o desemprego.
1. A procura de trabalho. 2. Elasticidade da procura. 3. Fricções no mercado de trabalho. 4. Oferta de trabalho. 5. Compensating wage differentials. 6. Investimentos em capital humano. 7. Salários e produtividade. 8. Sindicalização. 9. Desemprego.

Docente(s) responsável(eis)

Paulino Maria Freitas Teixeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Principal: EHRENBERG, Ronald G.; SMITH, Robert S (2022). Modern labor economics: theory and public policy. Routledge.