Economia da Informação
1
2024-2025
02640317
Economia
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de Microeconomia e Teoria dos Jogos.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se começa por apresentar os conceitos básicos relevantes, após o que se apresentam aplicações e problemas. Procurar-se-á inicialmente introduzir as ideias-chave de forma intuitiva, recorrendo-se posteriormente à modelação matemática para uma análise formal. Nalguns pontos serão efetuadas simulações de situações de informação assimétrica, por forma a permitir que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos, aplicando-os de forma direta.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
• compreender os conceitos de informação e valor da informação, bem como os diferentes aspetos da informação;
• identificar as principais categorias de modelos de informação assimétrica;
• identificar situações de risco moral e seleção adversa;
• compreender e utilizar modelos de informação assimétrica aplicados a diversas situações reais;
• determinar contratos ótimos em diferentes situações;
• identificar estratégias ótimas de negociação nalgumas situações simples;
• identificar diferentes tipos de leilões, e a forma como influenciam os resultados que os vendedores podem esperar;
• determinar as estratégias ótimas dos compradores em leilões de diferentes tipos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Breves revisões de teoria dos jogos. O conceito de informação, aspetos da informação e o valor da informação. Categorias de modelos de informação assimétrica. Risco moral. Seleção adversa. Sinalização e “screening”. Modelos aplicados de informação assimétrica: bens em segunda mão, contratos, seguros. Negociação. Leilões.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
BIRCHLER, Butler – Information economics. London : Routledge, 2009.
BOLTON, Dewatripont – Contract theory. Cambridge, Mass. : MIT Press, 2005.
CAPMBELL – Incentives: motivation and the economics of information. 3rd ed. Cambridge : Cambridge University Press, 2018.
KRISHNA – Auction theory .2nd ed. Amsterdam : Academic Press, 2010.
RASMUSEN – Games and information. 4th ed. Cambridge : Blackwell Publishing, 2007.