Economia da Informação
0
2021-2022
02640317
Economia
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de micro-economia
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se começa por apresentar os conceitos básicos relevantes, após o que se apresentam aplicações e problemas. Procurar-se-á inicialmente introduzir as ideias-chave de forma intuitiva, recorrendo-se posteriormente à modelação matemática para uma análise formal. Nalguns pontos serão efetuadas simulações de situações de informação assimétrica, por forma a permitir que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos, aplicando-os de forma direta.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- compreender os conceitos básicos de teoria dos jogos;
- compreender os conceitos de informação e valor da informação, bem como os diferentes aspetos da informação;
- identificar as principais categorias de modelos de informação assimétrica;
- identificar situações de risco moral e seleção adversa;
- compreender e utilizar modelos de informação assimétrica aplicados a diversas situações reais;
- determinar contratos ótimos em diferentes situações;
- identificar diferentes tipos de leilões, e a forma como influenciam os resultados que os vendedores podem esperar;
- determinar as estratégias ótimas dos compradores em leilões de diferentes tipos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceitos básicos de teoria dos jogos. O conceito de informação, aspetos da informação e o valor da informação. Categorias de modelos de informação assimétrica. Risco moral. Seleção adversa. Sinalização e “screening”. Modelos aplicados de informação assimétrica: bens em segunda mão, contratos, seguros. Leilões.
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Mini Testes: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Testes: 80.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
RASMUSEN – Games and information. 4th ed. Cambridge : Blackwell Publishing, 2007. [519.8 RAS]
OSBORNE – An introduction to game theory. New York : Oxford University Press, 2010. [519.8 OSB]
CAPMBELL – Incentives: motivation and the economics of information. 2nd ed. Cambridge : Cambridge University Press, 2006. [519.8 CAM]
BIRCHLER, Butler – Information economics. London : Routledge, 2009. [519.6 BIR]
MOLHO, Ian – The economics of information: lying and cheating in markets and organizations, Oxford, Blackwell Publishers, 1997. [BP 330.1 MOL]