Economia da Informação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02640317
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de micro-economia

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas em que se começa por apresentar os conceitos básicos relevantes, após o que se apresentam aplicações e problemas. Procurar-se-á inicialmente introduzir as ideias-chave de forma intuitiva, recorrendo-se posteriormente à modelação matemática para uma análise formal. Nalguns pontos serão efetuadas simulações de situações de informação assimétrica, por forma a permitir que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos, aplicando-os de forma direta.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:

  • compreender os conceitos básicos de teoria dos jogos;
  • compreender os conceitos de informação e valor da informação, bem como os diferentes aspetos da informação;
  • identificar as principais categorias de modelos de informação assimétrica;
  • identificar situações de risco moral e seleção adversa;
  • compreender e utilizar modelos de informação assimétrica aplicados a diversas situações reais;
  • determinar contratos ótimos em diferentes situações;
  • identificar diferentes tipos de leilões, e a forma como influenciam os resultados que os vendedores podem esperar;
  • determinar as estratégias ótimas dos compradores em leilões de diferentes tipos.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos básicos de teoria dos jogos. O conceito de informação, aspetos da informação e o valor da informação. Categorias de modelos de informação assimétrica. Risco moral. Seleção adversa. Sinalização e “screening”. Modelos aplicados de informação assimétrica: bens em segunda mão, contratos, seguros. Leilões.

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Mini Testes: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Testes: 80.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

RASMUSEN – Games and information. 4th ed. Cambridge : Blackwell Publishing, 2007. [519.8 RAS]

OSBORNE – An  introduction to game theory. New York : Oxford University Press, 2010. [519.8 OSB]

CAPMBELL – Incentives: motivation and the economics of information. 2nd ed. Cambridge : Cambridge University Press, 2006. [519.8 CAM]

BIRCHLER, Butler – Information economics. London : Routledge, 2009. [519.6 BIR]

MOLHO, Ian – The economics of information: lying and cheating in markets and organizations, Oxford, Blackwell Publishers, 1997. [BP 330.1 MOL]