Trabalho, Sindicalismo e Globalização

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02637571
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Tratando-se de uma disciplina cujos destinatários são não só licenciados em sociologia e noutras ciências sociais, como também dirigentes e quadros sindicais e associativos com curriculum vitae escolar e profissional relevante na área sindical, laboral ou das desigualdades sociais, o que se espera dos formandos é uma capacidade para canalizarem os seus conhecimentos escolares e profissionais para as discussões e exemplos suscitados pelos tópicos em debate nesta unidade curricular.

Métodos de Ensino

O ensino da unidade curricular funciona com base em aulas teórico-práticas que combinam apresentações dos temas do programa por parte do docente, com envolvimento dos estudantes nas aulas (intervenções e apresentações em redor de textos selecionados do programa). (ver abaixo “método de avaliação”).

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo a compreensão das principais transformações, impactos e desafios que se colocam aos mercados de trabalho e aos seus atores (sobretudo do campo sindical) em resultado das dinâmicas suscitadas pelos processos de globalização. Trata-se, pois, de situar o lugar do trabalho contemporâneo e perceber as suas dinâmicas e mutações.

Pretende-se, assim, desenvolver as seguintes competências:

- avanço dos conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos nos domínios da sociologia do trabalho e do sindicalismo;

- formação de profissionais altamente qualificados, que atuam quer na esfera institucional (em especial no campo das políticas sociais e laborais), quer em organizações (públicas ou privadas) dedicadas ao desenvolvimento social e ao combate às desigualdades sociais;

- reforço das qualificações de quadros e dirigentes sindicais, institucionais e empresariais que atuam no movimento associativo e intervêm em instâncias de diálogo e concertação social.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Movimento social e ação coletiva: abordagens teóricas, transformações identitárias e formas organizacionais. 2. Teorias contemporâneas sobre os movimentos sociais e o paradigma dos novos movimentos sociais: as visões americana e europeia. 3. Movimento Operário e Sindicalismo: dimensões históricas e conceptuais. 4. A globalização e os seus impactos sobre o trabalho e o sindicalismo. 5. O sindicalismo entre a crise nacional e a necessidade de renovação transnacional. 6. Formas de organização laboral transnacional em ação. 7. Os movimentos sociais anti/alter-globalização.

Docente(s) responsável(eis)

Hermes Augusto Tadeu Moreira da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação de um texto (15%) - ficha escrita de síntese (15%) - comentário a um texto (10%) - participação e intervenção regular nas sessões letivas (10%) - ensaio sobre um dos temas do programa (50%): 100.0%

Bibliografia

Costa, Hermes A. (2008), Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT. Porto: Afrontamento.

Costa, Hermes A.; Araújo, P. (2009), As vozes do trabalho nas multinacionais: o impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal. Coimbra: Almedina/CES,

Della Porta, D.; Diani, M. (2006), Social movements: an introduction. Oxford: Blackwell

Estanque, E.; Costa, Hermes A. (2011), O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? Coimbra: Almedina.

Standing, G. (2009), Work after globalization. Cheltenham: Edward Elgar Publishing.

Waddington, J. (2011), European Works Councils: a transnational industrial relations Institution in the making. London: Routledge.

Waterman, Peter (2012), Recovering internationalism. Creating the new global solidarity: labour, social movements and emancipation in the 21st century (E-Book). Helsinki: Into Publishing Books.