Debates Teóricos Contemporâneos I

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02637214
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aplicam-se os requisitos gerais de acesso a este programa de mestrado.

Métodos de Ensino

As sessões letivas são iniciadas por exposições orais dos docentes, apoiadas em textos previamente disponibilizados e lidos pelos alunos. Essas exposições são seguidas por uma discussão aberta, envolvendo todos os alunos. O momento da discussão é fundamental, permitindo a exploração e discussão coletivas dos temas abordados. Algumas sessões incluirão apresentações orais, pelos estudantes, de textos constando da bibliografia.

Resultados de Aprendizagem

A unidade visa criar um espaço de atualização e debate sobre temáticas da atualidade, nos planos teórico e empírico. Ao longo do semestre, três temas distintos, centrais para a compreensão das sociedades contemporâneas, serão abordados pelos docentes. Pretende-se que os estudantes adquiram e desenvolvam competências para o tratamento e reflexão de questões relacionadas com: as novas formas de biopoder e a constituição da subjetividade e da cidadania nas sociedades contemporâneas; o carácter híbrido da cultura e as suas expressões e manifestações; as formas de sociabilidade que configuram as relações íntimas e entre o público e o privado. Pretende-se promover a capacidade de problematização e de mobilização de recursos conceptuais e teóricos para uma abordagem crítica da realidade, assim como as competências de debate e de argumentação, o trabalho coletivo e a expressão oral e escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Biopoder, subjetividade e cidadania nas sociedades contemporâneas:
Biopoder e biopolítica. O sujeito somático e o trabalho da subjetividade. A política da “vida em si mesma” e a cidadania biológica. A saúde coletiva: uma outra política da vida?


2. Sociabilidades, reflexividade e afetos nas sociedades contemporâneas:
Os relacionamentos interpessoais e comunitários numa sociedade de consumidores. Os laços humanos numa sociedade conectada globalmente. Amor, cultura e instituições numa sociedade do trabalho sobre o eu. Identidades e formas de reconhecimento dos outros numa sociedade dilemática.

 
3. Cultura e diversidade:
Diversidade cultural. Multiculturalidade. Pluriculturalidade. A cultura como híbrido.

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos Freitas Arriscado Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame 100% OU: Apresentação oral de um texto indicado na bibliografia (20%). Elaboração de dois ensaios individuais, até 10.000 carateres (80%): 100.0%

Bibliografia

Bauman, Z. (2006) Amor líquido. Lisboa: Relógio d’Água.
Canclini, N.G. (1998) Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP.
Pais, J.M. (2010) Lufa-lufa quotidiana: Ensaios sobre cidade, cultura e vida urbana. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Rabinow, P.; Rose, N. (2006) “O conceito de biopoder hoje”. Política e Trabalho, 24, pp. 27-57.
Rose, N.; Novas, C. (2003) “Biological Citizenship”, in A. Ong & S. Collier (orgs.), Global Assemblages. Oxford: Blackwell.
Swidler, A. (2003) Talk of Love: How Culture Matters. Chicago: The University of Chicago Press.
Valla, V.V., et al (2011) “Aspectos das condições de vida das classes populares: a experiência da ouvidoria coletiva e o relatório SAGMACS revisitado”, in Classes populares no Brasil: Exercícios de compreensão. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz.