Comportamento Organizacional
1
2021-2022
04661561
Gestão
Português
Inglês
Presencial
TRIMESTRAL
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Leitura fluente em inglês.
Métodos de Ensino
Encorajar a refletir criticamente: (a) relação entre o pensamento analítico e intuitivo na gestão da decisão; (b) atendendo aos constrangimentos das suas organizações, reconhecer a importância do conhecimento tácito e aprendizagem implícita; (c) relacionar planeamento corporativo ou planeamento de projeto em pequenas e médias empresas, com teoria/política e princípios/práticas num mundo em que a flexibilidade e criatividade são cruciais para a competitividade organizacional, e realização pessoal e no trabalho.
Resultados de Aprendizagem
Debates sobre flexibilidade organizacional na relação laboral, no conhecimento tácito e na aprendizagem implícita, contribuem para reconhecer como gestores ou outros empregados podem desenvolver talento para intuição e conhecimento. Tal implica compreender políticas e práticas de gestão resultantes da cultura organizacional, dinâmicas de poder, aprendizagem organizacional e a relação destas com o desafio de desempenhos elevados e bem-estar psicológico positivo num contexto de gestão da mudança, com os valores do stakeholder e não apenas os do shareholder. Reconhecer a implementação da mudança com sucesso a todos os níveis organizacionais através da participação e motivação dos empregados. Defender que regras tácitas e normas implícitas de comportamento em grupo e individual podem quer facilitar ou defraudar a aprendizagem operacional e organizacional. Discutir implicações para um desempenho organizacional elevado e bem-estar psicológico positivo.
Estágio(s)
NãoPrograma
I – Flexibilidade organizacional e tendências contemporâneas na relação laboral: 1.1 Instituições flexíveis; 1.2 Elevado desempenho e comprometimento; 1.3 Contrato psicológico; 1.4 Capital intelectual e humano; 1.5 Valor social e humano; 1.6 Implicações e desafios para a gestão; II – Gestão da mudança, conhecimento tácito e aprendizagem implícita: 2.1 O processo de mudança; 2.2 A mente intuitiva; 2.3 Políticas e práticas de gestão de pessoas; III - Cultura Operacional e Organizacional: 3.1 Clima organizacional no local de trabalho; 3.2 Motivação e desempenho; IV – Poder e Política Organizacional: 4.1 Dinâmica de poder e relevância para a mudança organizacional; 4.2 Competências políticas; 4.3 Compreender a resistência; 4.4 Liderança transacional e transformacional; V – Aprendizagem organizacional; 5.1. Organização que aprende; 5.2. Eficiência operacional e organizacional.
Docente(s) responsável(eis)
Teresa Carla Trigo de Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
EDELMAN, Gerald M. - Bright air, brilliant fire : on the matter of the mind. New York : BasicBooks, 1992. [BP 316.6 EDE]
FURNHAM, Adrian - People management in turbulent times. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2009. [BP 65.01 FUR]
Guest, D.E., Paauwe, J., & Wright, P. (2013). HRM and Performance: Achievements and Challenges. Chichester: Wiley
HANDBOOK of top management teams. Edited by Frank Bournois [et al.]. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2010. [BP 657 HAN]
HUME, David - A treatise of human nature : a critical edition. Edited by David Fate Norton and Mary J. Norton. Oxford : Clarendon Press, 2011. 2 vol. [BP 165 HUM]
IDENTITY and the modern organization. Edited by Caroline A. Bartel, Steven L. Blader, Amy Wrzesniewski. Mahwah : Lawrence Erlbaum Associates, 2007. [BP 65.01 IDE]
INTUITIVE (THE) practitioner : on the value of not always knowing what one is doing. Edited by Terry Atkinson and Guy Claxton. Reprinted. Maidenhead : Open University Press, 2008. [BP 159.9 INT]