Comportamento Organizacional

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
04661561
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Leitura fluente em inglês.

Métodos de Ensino

Encorajar a refletir criticamente: (a) relação entre o pensamento analítico e intuitivo na gestão da decisão; (b) atendendo aos constrangimentos das suas organizações, reconhecer a importância do conhecimento tácito e aprendizagem implícita; (c) relacionar planeamento corporativo ou planeamento de projeto em pequenas e médias empresas, com teoria/política e princípios/práticas num mundo em que a flexibilidade e criatividade são cruciais para a competitividade organizacional, e realização pessoal e no trabalho. 

Resultados de Aprendizagem

Debates sobre flexibilidade organizacional na relação laboral, no conhecimento tácito e na aprendizagem implícita, contribuem para reconhecer como gestores ou outros empregados podem desenvolver talento para intuição e conhecimento. Tal implica compreender políticas e práticas de gestão resultantes da cultura organizacional, dinâmicas de poder, aprendizagem organizacional e a relação destas com o desafio de desempenhos elevados e bem-estar psicológico positivo num contexto de gestão da mudança, com os valores do stakeholder e não apenas os do shareholder. Reconhecer a implementação da mudança com sucesso a todos os níveis organizacionais através da participação e motivação dos empregados. Defender que regras tácitas e normas implícitas de comportamento em grupo e individual podem quer facilitar ou defraudar a aprendizagem operacional e organizacional. Discutir implicações para um desempenho organizacional elevado e bem-estar psicológico positivo.  

Estágio(s)

Não

Programa

I – Flexibilidade organizacional e tendências contemporâneas na relação laboral: 1.1 Instituições flexíveis; 1.2 Elevado desempenho e comprometimento; 1.3 Contrato psicológico; 1.4 Capital intelectual e humano; 1.5 Valor social e humano; 1.6 Implicações e desafios para a gestão; II – Gestão da mudança, conhecimento tácito e aprendizagem implícita: 2.1 O processo de mudança; 2.2 A mente intuitiva; 2.3 Políticas e práticas de gestão de pessoas; III - Cultura Operacional e Organizacional: 3.1 Clima organizacional no local de trabalho; 3.2 Motivação e desempenho; IV – Poder e Política Organizacional: 4.1 Dinâmica de poder e relevância para a mudança organizacional; 4.2 Competências políticas; 4.3 Compreender a resistência; 4.4 Liderança transacional e transformacional; V – Aprendizagem organizacional; 5.1. Organização que aprende; 5.2. Eficiência operacional e organizacional.

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Carla Trigo de Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

EDELMAN, Gerald M. - Bright air, brilliant fire : on the matter of the mind. New York : BasicBooks, 1992. [BP 316.6 EDE]

FURNHAM, Adrian - People management in turbulent times. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2009. [BP 65.01 FUR]

Guest, D.E., Paauwe, J., & Wright, P. (2013). HRM and Performance: Achievements and Challenges.  Chichester: Wiley

HANDBOOK of  top management teams. Edited by Frank Bournois [et al.]. Basingstoke : Palgrave Macmillan, 2010. [BP 657 HAN]

HUME, David - A treatise of human nature : a critical edition. Edited by David Fate Norton and Mary J. Norton. Oxford : Clarendon Press, 2011. 2 vol. [BP 165 HUM]

IDENTITY and the modern organization. Edited by Caroline A. Bartel, Steven L. Blader, Amy Wrzesniewski. Mahwah : Lawrence Erlbaum Associates, 2007. [BP 65.01 IDE]

INTUITIVE (THE) practitioner : on the value of not always knowing what one is doing. Edited by Terry Atkinson and Guy Claxton. Reprinted. Maidenhead : Open University Press, 2008. [BP 159.9 INT]