Plano de Marketing

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02662366
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem:

• Exposição de conteúdos
• Partilha e discussão de experiências
• Case Studies
• Apresentação e discussão de Planos de Marketing

A avaliação será baseada em:

• plano de marketing (grupo) – plano + apresentação
• teste
• participação dos alunos na aulas.


Resultados de Aprendizagem

Numa era em que os consumidores ganham poder e têm acesso facilitado a informação o Marketing reforça a sua importância no sucesso dos negócios, torna-se fundamental que os gestores desenvolvam a capacidade de tomar decisões adaptadas ao mercado, que permitem criar valor para os consumidores e empresa. O objetivo da disciplina é proporcionar as bases para a preparação de um plano de marketing, desde a análise de mercado até ao delinear de objetivos e estratégias de marketing que respondam aos desafios do mercado. Será dada especial atenção à troca de experiências de planeamento de marketing, assim como ao desenvolvimento prático de um plano de marketing. A disciplina é recomendada a quem deseja prosseguir uma carreira em Marketing, gestão de produto ou gestão de marcas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução ao Marketing
O que é o marketing e seu papel no negócio; marketing mix.
2. O processo de Planeamento de Marketing; Tácticas e estratégias; resultados do planeamento; etapas do planeamento de marketing; problemas com o planeamento de marketing
3. Análise do Mercado e Consumidores; Definições; Importância da correcta definição mercado; segmentação do mercado/consumidores
4. Análise Produtos e Marcas; Produtos e marcas; ciclo vida; difusão inovações; portfolio produtos
5. Objectivos e Estratégias Marketing
Como definir objectivos e estratégias; estratégias de produto, preço, promoção e canal
6. Plano de Comunicação, Pricing, Distribuição; Objectivos do plano de comunicação; promoções de venda; planos de venda; política de preços e fatores que a influenciam; canais de distribuição e seu planeamento; serviço ao cliente
7. Implementação do Planeamento de Marketing; Integração de informação; Formalização do processo e calendário; barreiras ao planeamento e soluções.

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
participação nas aulas: 20.0%
Mini Testes: 30.0%
plano de marketing (grupo) – plano + apresentação – max 15 paginas, corpo 12 : 50.0%

Bibliografia

Marketing Plans – How to prepare them, how to use them, Malcolm McDonald, Elsevier, Sixth Edition.