Gestão Pela Qualidade Total I

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662265
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Pressupõem-se conhecimentos básicos em vários domínios da gestão. Face à bibliografia indicada, um domínio razoável da língua inglesa é recomendado.

Métodos de Ensino

O tratamento dos vários temas será feito através da análise crítica de um conjunto de casos e exercícios, a partir dos quais são apresentados e discutidos os conceitos e metodologias abordadas. Pontualmente, poder-se-á recorrer a aulas mais expositivas.
Espera-se que os/as alunos/as assumam a apresentação de alguns casos e participem ativamente na discussão de vários textos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa dotar os estudantes com os conhecimentos fundamentais da Gestão da Qualidade que lhes permitam dominar a terminologia própria e conhecer os referenciais de implementação da qualidade (entre os quais as normas ISO e os modelos de excelência), bem como serem capazes de conceber processos de autoavaliação organizacional.
Pretende-se desenvolver nos estudantes uma perspetiva sistémica e holística da Qualidade, através da articulação dos seus princípios-base e da avaliação crítica dos seus fundamentos, e espera-se que no final sejam capazes de desenhar estratégias que permitam transpor para o contexto organizacional as práticas de Qualidade Total, assentes numa perceção correta das motivações e barreiras à sua implementação e que consigam aplicar um conjunto de metodologias e ferramentas – básicas e mais avançadas - de suporte à melhoria contínua, sejam elas de controlo ou de planeamento da qualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Numa perspetiva de melhoria sustentada da performance organizacional, a Qualidade Total assumiu-se como uma filosofia de gestão assente num conjunto de princípios e de metodologias de implementação. Nesta u.c. são analisados os componentes técnicos e organizacionais da Qualidade Total e são apresentados alguns dos seus instrumentos e ferramentas de avaliação e melhoria.
São especificamente abordados os seguintes temas: (1) Da qualidade dos produtos à excelência organizacional; (2) Conceitos e princípios fundamentais da Gestão pela Qualidade Total (3) A Qualidade nos Serviços; (4) Referenciais internacionais para a implementação e avaliação da Qualidade; (5) Autoavaliação e medição integrada da performance organizacional; (6) Liderança e práticas de gestão de recursos humanos em ambiente TQM; (7) Ferramentas e metodologias da Qualidade; (8) Fundamentos do Seis Sigma; (9) A Qualidade na conceção de produtos e serviços; e (10) Qualidade na Administração Pública, na Saúde e no Ensino.

Métodos de Avaliação

Avaliação - Regime Misto
participação nas aulas: 10.0%
Exame: 40.0%
apresentação e discussão de casos e exercícios: 50.0%

Bibliografia

EVANS, James R. ; LINDSAY, William M. – Managing for quality and performance excellence. 8th ed. Mason : South-Western Cengage Learning, 2010.
KANJI, Gopal K. ; SÁ, Patrícia Moura e - Performance measurement : the path to excellence. Leeds : Wisdom House Publications, 2006.
MANUAL prático para a certificação e gestão da qualidade com base nas normas ISSO 9000:2000 : um guia com os métodos e processos mais modernos. Coordenação Ana Luísa Paiva, Lurdes Capelas ; António Castilho [et al.].
Manual Prático para a Certificação e Gestão da Qualidade com Base nas Normas ISO 9000:2000. Maio 2006. Lisboa : Verlag Dashöfer-Edições Profissionais,2006.