Executive Finance Seminar

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662241
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas para introdução dos conceitos articuladas com aulas dedicadas à resolução e discussão de casos práticos de acompanhamento das matérias. A participação ativa dos/as alunos/as é fortemente incentivada. Para avaliação de conhecimentos considera-se a apresentação de um plano de negócios (avaliação da componente financeira).

Resultados de Aprendizagem

Enquadrada por outras unidades curriculares do curso, espera-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam avaliar as implicações das decisões de gestão sobre a situação financeira da empresa e valia económica dos projetos de investimento. Mais, espera-se que consigam resolver os principais problemas colocado pela análise de projetos utilizando a folha de cálculo (Excel).

Estágio(s)

Não

Programa

Este curso proporciona o contacto com um conjunto de tópicos em finanças considerados relevantes no âmbito da formação global de um gestor, nomeadamente na área de marketing. Será dado especial relevo à componente financeira do plano de negócios, nomeadamente à elaboração do conjunto de documentos que permitem analisar o impacto financeiro das decisões de gestão e às ferramentas para avaliação da viabilidade de projetos de investimento.
Tópicos incluem:
1. Enquadramento dos mapas económico-financeiros previsionais (breve nota)
2. O valor do dinheiro no tempo
3. Análise do mérito económico do projeto
4. Planeamento financeiro e a elaboração das demonstrações financeiras de síntese previsionais.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Regime de avaliação contínua.: 100.0%

Bibliografia

Saraiva, Pedro (2011) Empreendedorismo. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Soares, Isabel; Moreira, José; Pinho, Carlos; Couto, João (2007) Decisões de Investimento – Análise Financeira de Projetos. Edições Sílabo.