Teoria Política I

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01620732
Área Científica
Ciência Política - Relações Internacionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Língua Inglesa.

Métodos de Ensino

A unidade curricular Teoria Política I articulará aulas de carácter expositivo da parte do docente, onde se fará a apresentação e desenvolvimento das teorias e conceitos relevantes para os tópicos escolhidos, com aulas de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões e avaliações críticas das matérias do programa. Partindo da leitura de textos da bibliografia obrigatória, e sempre que possível em diálogo com problemáticas políticas atuais, os estudantes serão também chamados a animar e a participar em debates, cuja utilidade se estenderá à própria avaliação da disciplina.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Teoria Política I trata as principais correntes do pensamento político moderno e as controvérsias mais importantes entre elas. Pretende-se que os estudantes conheçam as tradições doutrinárias da política, sua génese e desenvolvimentos, situando-as no contexto histórico e programa filosófico. É igualmente importante que consigam determinar o grau de coerência dos discursos e da ação política hoje, no plano local, nacional e internacional, salientando-lhes eventuais contradições, consequências práticas e o tipo de interesses que habitualmente lhes subjazem. Finalmente, devem estar em condições de produzir juízos críticos acerca da forma como as instituições e a vida social são condicionados por tradições teóricas da política muito diferentes e contraditórias.

Estágio(s)

Não

Programa

A disciplina de TP1 pretende fornecer as bases conceptuais dos diferentes tipos paradigma e tradição política que marcaram a modernidade, traduzindo-se em regimes políticos democráticos ou autoritários, partidos de esquerda ou direita, instituições movimentos sociais. O programa da disciplina começa pela contextualização histórica e intelectual dos vários tópicos tratados (do pensamento contratualista e republicano aos fenómenos nacionalista e fascista) e prossegue com a escola liberal/pluralista, posta em contraposição com a tradição marxista/socialista de análise e pensamento político. A evolução da social-democracia, conservadorismo/neo-conservadorismo antecedem os tópicos do “pós-materialismo”, onde a ênfase é posta nas questões ecológicas. Finalmente, faz-se uma introdução à temática neo-liberal da “governação” (governance) e sua actual preponderância na política.

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Gameiro Francisco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Axford, Barrie; Browning, Gary K.; Huggins, Richard; Rosamond, Ben, 2002, Politics, an introduction, London: Routledge.

Espada, João Carlos (2002), Ensaios sobre a Liberdade, Cascais: Principia

Felice, Renzo, 2000, Les Interprétations du Fascisme, Paris: Syros .

Gellner, Ernest, 1989, Nações e Nacionalismo, Lisboa: Gradiva.

Giddens, Anthony, 1999, Para uma Terceira Via, Lisboa: Presença.

Held, David, 2006, Models of Democracy, Stanford University Press.

Hobbes, Thomas, 2002, Leviatã: ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2002.

Hoffman, John; Graham, Paul, 2006, Introduction to Political Ideologies, Harlow: Pearson.

Lipset, Martin Seymour, 1992, Consenso e Conflito, Lisboa: Gradiva.

Rousseau, Jean Jacques, 1989, O contrato social. Mem Martins: Europa-América.

Santos, Boaventura, 2006, A Gramática do Tempo – para uma nova cultura política, Porto: Afrontamento.