Estratégia Empresarial
2
2023-2024
01620073
Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentação teórica do programa da disciplina e aplicação de todos os conteúdos programáticos no estudo de casos reais numa perspetiva andragógica.
Avaliação: Regime geral (exame final – 100%) ou regime misto (exame final – 50%; 1 trabalho – 50%).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
Pretende-se que os alunos compreendam em profundidade a importância da Estratégia Empresarial. Pretende-se que desenvolvam capacidades conceptuais ao nível da Análise e da Formulação da estratégica.
Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de apoio à análise, formulação e avaliação das estratégias e de resolução de problemas
Competências genéricas
Pretende-se que desenvolvam capacidades de entender e trabalhar com conceitos, ideias e pensamentos estratégicos.
Competências específicas
Pretende-se que desenvolvam competências sociais como a capacidade de trabalhar em grupo e interagir com o mundo empresarial real relacionando a matéria da disciplina com a realidade empresarial e capacidades de formular e apresentar propostas estratégicas válidas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- INTRODUÇÃO
2- A ANÁLISE ESTRATÉGICA
2.1- Missão, Visão e Estratégia
2.2- Análise estratégica externa
2.3- Análise estratégica Interna
2.4- SWOT, Criatividade estratégica e Competitividade empresarial
3- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
3.1- As Estratégias Competitivas
3.2- A Vantagem Competitiva
3.3- Estratégias Genéricas e Fontes de Vantagem
4- ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO
4.1- As Estratégias de Integração
5- ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
5.1- Motivações à Internacionalização
5.2- Modelos de Internacionalização
5.3- Estratégias de Internacionalização
6- ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO
6.1- As Estratégias de Diversificação
6.2- Planeamento de Portfólios
7- ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
7.1- As Estratégias de Desenvolvimento
7.2- Estratégias de Desenvolvimento e Estratégia Empresarial
7.3- Aquisições e Fusões
7.4- Alianças Estratégicas
8- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA
8.1- Estrutura e Estratégia
8.2- Tipos de Estrutura
9- POLÍTICA DE GESTÃO E CONTROLO ESTRATÉGICO.
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
ADRIANO FREIRE (2020), Estratégia-Criação de Valor Sustentável; Bertrand Editora, (1ª edição)
DESS, LUMPKIN, EISNER (2006). Strategic Management: Text and Cases. McGraw- Hill, International Edition.
FRED, F. (2017): “Conceptos de Administración Estratégica” (16ª Edición). Ed. Pearson
GRANT, R. M. (2016): “Contemporary strategy analysis: Text and cases edition”. John Wiley & Sons
JOHNSON, G., SCHOLES, K. y WHITTINGTON, R. (2010). Dirección estratégica. Pearson - Prentice Hall, Madrid.
NAVAS LÓPEZ, J. E.; MARTÍN, L. A. G. (2018) La Dirección Estratégica de la Empresa. Civitas Ediciones, Madrid.