Estratégia Empresarial

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01620073
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação teórica do programa da disciplina e aplicação de todos os conteúdos programáticos no estudo de casos reais numa perspetiva andragógica.

Avaliação: Regime geral (exame final – 100%) ou regime misto (exame final – 50%; 1 trabalho – 50%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais
Pretende-se que os alunos compreendam em profundidade a importância da Estratégia Empresarial. Pretende-se que desenvolvam capacidades conceptuais ao nível da Análise e da Formulação da estratégica.
Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de apoio à análise, formulação e avaliação das estratégias e de resolução de problemas
Competências genéricas
Pretende-se que desenvolvam capacidades de entender e trabalhar com conceitos, ideias e pensamentos estratégicos.
Competências específicas
Pretende-se que desenvolvam competências sociais como a capacidade de trabalhar em grupo e interagir com o mundo empresarial real relacionando a matéria da disciplina com a realidade empresarial e capacidades de formular e apresentar propostas estratégicas válidas.

Estágio(s)

Não

Programa

1- INTRODUÇÃO

2- A ANÁLISE ESTRATÉGICA

2.1- Missão, Visão e Estratégia

2.2- Análise estratégica externa

2.3- Análise estratégica Interna

2.4- SWOT, Criatividade estratégica e Competitividade empresarial

3- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

3.1- As Estratégias Competitivas

3.2- A Vantagem Competitiva

3.3- Estratégias Genéricas e Fontes de Vantagem

4- ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO

4.1- As Estratégias de Integração

5- ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

5.1- Motivações à Internacionalização

5.2- Modelos de Internacionalização

5.3- Estratégias de Internacionalização

6- ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO

6.1- As Estratégias de Diversificação

6.2- Planeamento de Portfólios

7- ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO

7.1- As Estratégias de Desenvolvimento

7.2- Estratégias de Desenvolvimento e Estratégia Empresarial

7.3- Aquisições e Fusões

7.4- Alianças Estratégicas

8- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA

8.1- Estrutura e Estratégia

8.2- Tipos de Estrutura

9- POLÍTICA DE GESTÃO E CONTROLO ESTRATÉGICO.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

ADRIANO FREIRE (2020), Estratégia-Criação de Valor Sustentável; Bertrand Editora, (1ª edição)

DESS, LUMPKIN, EISNER (2006). Strategic Management: Text and Cases. McGraw- Hill, International Edition.

FRED, F. (2017): “Conceptos de Administración Estratégica” (16ª Edición). Ed. Pearson

GRANT, R. M. (2016): “Contemporary strategy analysis: Text and cases edition”. John Wiley & Sons

JOHNSON, G., SCHOLES, K. y WHITTINGTON, R. (2010). Dirección estratégica. Pearson - Prentice Hall, Madrid.

NAVAS LÓPEZ, J. E.; MARTÍN, L. A. G. (2018) La Dirección Estratégica de la Empresa. Civitas Ediciones, Madrid.