Estratégia Empresarial

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01620073
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Apresentação teórica do programa da disciplina e aplicação de todos os conteúdos programáticos no estudo de casos reais numa perspetiva andragógica.

 

Avaliação: Regime geral (exame final – 100%) ou regime misto (exame final – 50%; 1 trabalho – 50%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Pretende-se que os alunos compreendam em profundidade a importância da Estratégia Empresarial. Pretende-se que desenvolvam capacidades conceptuais ao nível da Análise e da Formulação da estratégica.

Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de apoio à análise, formulação e avaliação das estratégias e de resolução de problemas

Competências genéricas

Pretende-se que desenvolvam capacidades de manipular conceito, ideias e pensamentos estratégicos.

Competências específicas

Pretende-se que desenvolvam competências sociais como a capacidade de trabalhar em grupo e interagir com o mundo empresarial real relacionando a matéria da disciplina com a realidade empresarial e capacidades de formular e apresentar propostas estratégicas válidas.

Estágio(s)

Não

Programa

1- INTRODUÇÃO

2- A ANÁLISE ESTRATÉGICA

2.1- Missão, Visão e Estratégia

2.2- Análise estratégica externa

2.3- Análise estratégica Interna

2.4- SWOT, Criatividade estratégica e Competitividade empresarial

3- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

3.1- As Estratégias Competitivas

3.2- A Vantagem Competitiva

3.3- Estratégias Genéricas e Fontes de Vantagem

4- ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO

4.1- As Estratégias de Integração

5- ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

5.1- Motivações à Internacionalização

5.2- Modelos de Internacionalização

5.3- Estratégias de Internacionalização

6- ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO

6.1- As Estratégias de Diversificação

6.2- Planeamento de Portfólios

7- ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO

7.1- As Estratégias de Desenvolvimento

7.2- Estratégias de Desenvolvimento e Estratégia Empresarial

7.3- Aquisições e Fusões

7.4- Alianças Estratégicas

8- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA

8.1- Estrutura e Estratégia

8.2- Tipos de Estrutura

9- POLÍTICA DE GESTÃO E CONTROLO ESTRATÉGICO

Docente(s) responsável(eis)

Gonçalo Nuno Rodrigues Brás

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Regime geral - exame final : 100.0%

Regime misto
Um trabalho: 50.0%
Exame final : 50.0%

Bibliografia

DESS, LUMPKIN, EISNER. Strategic Management: Text and Cases. McGraw- Hill, International Edition 2006.

GRANT, Robert M. Contemporary Strategy Analysis. Blackwell Publishing, 2005.

JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan. Dirección Estratégica. Prentice Hall, 2005.

NAVAS LÓPEZ, J. E.; MARTÍN, L. A. G. La Dirección Estratégica de la Empresa. Civitas Ediciones, Madrid, 2007.