Ética e Responsabilidade Social

Ano
0
Ano lectivo
2014-2015
Código
01620329
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento geral e técnico sobre as diferentes áreas de atuação do gestor.

Métodos de Ensino

Exposição teórica, discussão de conceitos, análise de casos reais e de dilemas morais em sala de aula. Complementarmente, os alunos desenvolvem em grupo projetos de gestão em organizações do terceiro setor, previamente protocoladas com a unidade curricular, que os acolhem durante o semestre letivo. Todos os projetos são discutidos e debatidos diversas vezes com a turma em sala de aula durante as aulas.

Resultados de Aprendizagem

Obj. Gerais
Esta unidade curricular destina-se a quem tenha gosto pela reflexão sobre o comportamento humano, as relações interpessoais e os modelos ideais de organização social e económica da vida coetiva. Pretende-se introduzir os alunos ao debate sobre as fronteiras éticas e os limites e exigências das responsabilidades que vinculam as empresas à sociedade

Obj. Específicos
Em concreto, pretende-se estudar o significado e as implicações práticas da RSE no contexto atual e discutir os fundamentos teóricos das principais doutrinas morais aplicáveis à avaliação da prática empresarial. Todas as abordagens serão ilustradas com casos reais de empresas portuguesas ou com a análise e discussão de dilemas éticos

Comp. Genéricas
Instrumentais (Cognitivas e Metodológicas) e Interpessoais

Comp. Específicas
Desenvolvimento do pensamento crítico sobre o valor moral das práticas empresariais e da sensibilidade social através do trabalho de campo com organizações do terceiro setor.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O contexto histórico da Responsabilidade Social das Empresas (RSE)

2. Conceções e objeções sobre a RSE

3. O processo de adesão à RSE

4. A RSE em Portugal: diagnóstico e análise crítica de casos

5. Teorias éticas: o egoísmo, a teleologia e a deontologia

6. O absolutismo de Immanuel Kant

7. O utilitarismo de John Stuart Mill

8. Análise de casos e dilemas éticos.

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Jorge Ribeiro Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
Exame final 1 trabalho de grupo : 30.0%
1 trabalho de grupo: 70.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

ALBERONI, Francesço ; VECA, Salvatore - O altruísmo e a moral. 5ª ed.. Lisboa : Bertrand Editora, 2000.

ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de - Ética, valores humanos e responsabilidade social das empresas. Cascais : Princípia, 2010.

BOATRIGHT, John R. - Ethics and the conduct of business. 4th ed.. New Jersey : Prentice Hall, 2003.

GESTÃO ética e socialmente responsável : teoria e prática. Arménio Rego [et al.]. 2ª ed.. Lisboa : Editora RH, 2007.

KANT, Immanuel - Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa : Edições 70, 2008.

MARÉCHAL, Jean-Paul - Ética e economia : uma oposição artificial. Lisboa : Instituto Piaget, 2006.

MILL, John Stuart - Utilitarismo. Lisboa : Gradiva, 2005.

MOREIRA, José Manuel - A contas com a ética empresarial. Cascais : Principia, 1999.

RESPONSABILIDADE social nas PME : casos em Portugal. Coord. Maria João Nicolau Santos. Lisboa : Editora RH, 2006.