Organização de Empresas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
04661320
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta UC será estimulado o trabalho de grupo e a leccionação será profundamente interactiva, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, desenhando-à imagem dos seus interesses individuais, sem perder de vista as bases conceptuais que se impõem. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a leccionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais. Trata-se de uma área bastante consolidada mas onde a mudança ocorre a um ritmo imparável. Assim sendo, para além da 

Resultados de Aprendizagem

Com esta disciplina pretende-se lançar um novo olhar sobre o mundo das organizações, evidenciando o impacto das estruturas e o papel dos sistemas de inovação. Pretende-se passar de uma visão eminentemente administrativa do desenho organizacional para uma organização orientada para o mercado. Baseados na teoria e em exemplos reais, assim como na experiência dos alunos, procurar-se-ão identificar os desenhos organizacionais do futuro e aqueles que asseguram uma maior efetividade e uma maior competitividade às empresas.

Estágio(s)

Não

Programa

Novos caminhos na organização de empresas: back to basics. Reengineering, Downsizing, Benchmarking, ... What’s really new?

A estrutura das organizações: as formas funcional, divisional e Matricial

Os processos de gestão e os processos de negócios. A gestão por Processos

A gestão Lean

O problema da mudança e da inovação nas organizações: mudança incremental versus mudança disruptiva

Liderança e cultura de empresa: Gestores versus líderes

A aprendizagem organizacional

O papel da responsabilidade social corporativa

Docente(s) responsável(eis)

Arnaldo Fernandes Matos Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., & Almeida, F. (2011). Introdução à Gestão de Organizações-3ª Edição. Vida Economica Editorial.

Hammer, M. (2003). The agenda: What every business must do to dominate the decade. Crown Business.

Hammer, M. (2015). What is business process management?. In Handbook on business process management 1 (pp. 3-16). Springer, Berlin, Heidelberg.

Vom Brocke, J., & Rosemann, M. (Eds.). (2014). Handbook on business process management 2: strategic alignment, governance, people and culture. Springer.