Estratégia Internacional
0
2023-2024
02638848
Economia
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise Estratégica e uma metodologia de avaliação mista.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as compreendam a interligação da estratégia de internacionalização da empresa com a sua estratégia competitiva. Pretende-se que compreendam em profundidade as várias fases do processo de internacionalização empresarial e as dimensões estratégicas da Gestão Internacional em ambiente global.
Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. INTRODUÇÃO
2. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL e ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
3. ANÁLISE ESTRATÉGICA em CONTEXTO INTERNACIONAL
3.1 Semiglobalização e estratégia
3.2 Diferenças entre países
4. O PROCESSO DE INTERNACINALIZAÇÃO
4.1 U - Models
4.2 I – Models
4.3 Modelo de Dunning
5. MOTIVAÇÕES À INTERNACIONALIZAÇÃO
6. ESTRATÉGIAS DE ENTRADA NOS MERCADOS INTERNACIONAIS
7. ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
8. ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO INTERNACIONAL
9. ÉTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Participação na realização de um trabalho de Estratégica Empresarial teórico ou teórico/prático: 50.0%
Bibliografia
BARTLETT, C.A.; GHOSHAL, S. Transnational management : text, cases, and readings in cross-border management. 2th ed. Chicago: Irwin, 1995.
CANALS, J. La internacionalización de la empresa: como evaluar la penetración en mercados exteriores. Madrid: McGraw-Hill Interamericana de España, 1996.
DANIELS, J. D.; RADEBAUGH, L. H. International business: environments and operations. 13th ed. Boston: Pearson, 2011
ESTRATÉGIAS de internacionalização das empresas portuguesas. L. Valadares Tavares [et al.]. Lisboa: ICEP, 1996.
FÓRUM ISG A internacionalização da economia portuguesa. Coord. R. P. Soares; M. N. Adegas. Lisboa: Texto Editora, 1995.
HILL, C. W. L. Global business today. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 1998.
HOLT, D. H. International management: text and cases. Fort Worth: Dryden Press, 1998.
PAUL W. B. et al. INTERNATIONAL management: text and cases. 4th ed. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 2000.
GHEMAWAT, P. Redefining Global Strategy: Harvard Business School P. Corporation, 2007.