Estratégia Internacional

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
02638848
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise Estratégica e uma metodologia de avaliação mista.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as alunos/as compreendam a interligação da estratégia de internacionalização da empresa com a sua estratégia competitiva. Pretende-se que compreendam em profundidade as várias fases do processo de internacionalização empresarial e as dimensões estratégicas da Gestão Internacional em ambiente global.

Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. INTRODUÇÃO

2. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL e ESTRATÉGIA INTERNACIONAL

3. ANÁLISE ESTRATÉGICA em CONTEXTO INTERNACIONAL

3.1  Semiglobalização e estratégia

3.2  Diferenças entre países

4. O PROCESSO DE INTERNACINALIZAÇÃO

4.1  U - Models

4.2  I – Models

4.3  Modelo de Dunning

5. MOTIVAÇÕES À INTERNACIONALIZAÇÃO

6. ESTRATÉGIAS DE ENTRADA NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

7. ESTRATÉGIA INTERNACIONAL

8. ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO INTERNACIONAL

9. ÉTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Participação na realização de um trabalho de Estratégica Empresarial teórico ou teórico/prático: 50.0%

Bibliografia

BARTLETT, C.A.; GHOSHAL, S. Transnational management : text, cases, and readings in cross-border management. 2th ed. Chicago: Irwin, 1995.

CANALS, J. La internacionalización de la empresa: como evaluar la penetración en mercados exteriores. Madrid: McGraw-Hill Interamericana de España, 1996.

DANIELS, J. D.; RADEBAUGH, L. H. International business: environments and operations. 13th ed. Boston: Pearson, 2011

ESTRATÉGIAS de internacionalização das empresas portuguesas. L. Valadares Tavares [et al.]. Lisboa: ICEP, 1996.

FÓRUM ISG A internacionalização da economia portuguesa. Coord. R. P. Soares; M. N. Adegas. Lisboa: Texto Editora, 1995.

HILL, C. W. L. Global business today. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 1998.

HOLT, D. H. International management: text and cases. Fort Worth: Dryden Press, 1998.

PAUL W. B. et al. INTERNATIONAL management: text and cases. 4th ed. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 2000.

GHEMAWAT, P. Redefining Global Strategy: Harvard Business School P. Corporation, 2007.