Estratégia Internacional
1
2023-2024
02638848
Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise Estratégica e uma metodologia de avaliação mista.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as compreendam a interligação da estratégia de internacionalização da empresa com a sua estratégia competitiva. Pretende-se que compreendam em profundidade as várias fases do processo de internacionalização empresarial e as dimensões estratégicas da Gestão Internacional em ambiente global.
Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. INTRODUÇÃO
2. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL e ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
3. ANÁLISE ESTRATÉGICA em CONTEXTO INTERNACIONAL
3.1 Semiglobalização e estratégia
3.2 Diferenças entre países
4. O PROCESSO DE INTERNACINALIZAÇÃO
4.1 U - Models
4.2 I – Models
4.3 Modelo de Dunning
5. MOTIVAÇÕES À INTERNACIONALIZAÇÃO
6. ESTRATÉGIAS DE ENTRADA NOS MERCADOS INTERNACIONAIS
7. ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
8. ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO INTERNACIONAL
9. ÉTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação na realização de um trabalho de Estratégica Empresarial teórico ou teórico/prático: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
BARTLETT, C.A.; GHOSHAL, S. Transnational management : text, cases, and readings in cross-border management. 2th ed. Chicago: Irwin, 1995.
CANALS, J. La internacionalización de la empresa: como evaluar la penetración en mercados exteriores. Madrid: McGraw-Hill Interamericana de España, 1996.
DANIELS, J. D.; RADEBAUGH, L. H. International business: environments and operations. 13th ed. Boston: Pearson, 2011
ESTRATÉGIAS de internacionalização das empresas portuguesas. L. Valadares Tavares [et al.]. Lisboa: ICEP, 1996.
FÓRUM ISG A internacionalização da economia portuguesa. Coord. R. P. Soares; M. N. Adegas. Lisboa: Texto Editora, 1995.
HILL, C. W. L. Global business today. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 1998.
HOLT, D. H. International management: text and cases. Fort Worth: Dryden Press, 1998.
PAUL W. B. et al. INTERNATIONAL management: text and cases. 4th ed. Boston: Irwin/McGraw-Hill, 2000.
GHEMAWAT, P. Redefining Global Strategy: Harvard Business School P. Corporation, 2007.