Seminário de Acompanhamento

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02637365
Área Científica
Ciência Política-Relações Internacionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

A admissão ao 2º ano curricular depende da obtenção de média de 14 valores nas unidades curriculares do 1º ano.

Métodos de Pesquisa.

Conhecimento das técnicas e estilos da escrita académica.

Métodos de Ensino

Regime de seminário: sessões de apresentação e discussão da evolução do trabalho de investigação. Avaliação definida pelo regime de avaliação periódica.  

Resultados de Aprendizagem

Este seminário tem por objetivo acompanhar os/as estudantes no processo de elaboração das teses/relatórios de estágio do Mestrado em Relações Internacionais, contribuindo também para a preparação da defesa oral.

O seminário tem dois objetivos específicos: o desenvolvimento do trabalho dentro do prazo definido, com a qualidade necessária associada à entrega e defesa da tese ou relatório, o que implica um exercício de discussão e afinação temática, teórica e metodológica; e, para este fim, a discussão continuada da evolução do trabalho de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

 O seminário apoia os estudantes no processo de escrita da sua dissertação de mestrado. Deste modo, os conteúdos programáticos visam uma abordagem gradativa ao trabalho desenvolvido de modo a assegurar que no final do seminário a dissertação está pronta ou em fase de revisões finais. Deve ser notado que o seminário funciona em articulação com os orientadores/as dos estudantes. Esta unidade curricular consiste em sessões de apresentação e discussão temática, teórica e metodológica das várias partes da tese ou relatório, especificamente da introdução e quatro capítulos, a que se seguem, no final do semestre, simulações para preparação da respectiva defesa pública.

Docente(s) responsável(eis)

Horácio Alexandre de Sousa Carvalho Marques Bicho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

BOX-STEFFENSMEIER, J. et al – The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP, 2010.

BUI, Yvonne N. - How to write a master's thesis. Thousand Oaks : Los Angeles, 2009. [BP 001.8 BUI]

HART, Chris - Doing a literature review : releasing the social science research imagination. London : Sage Publications, 2009. [BP 303 HAR]

JACKSON, P. T. – The Conduct of Inquiry in International Relations: Philosophy of Science and Its Implications for the Study of World Politics, London, Routledge, 2010.

PATTON, Michael Quinn – Qualitative research and evaluation methods. 3rd ed. Thousand Oaks : Sage Publications, 2002. [BP 303 PAT]

WESTON, Anthony - A rulebook for arguments. 4th ed. Indianapolis : Hackett Publishing Company, 2009. [BP 001.8 WES]

YIN, Robert – Case study research : design and methods. 4th ed. Los Angeles : Sage Publications, 2009. [BP 303 YIN