Laboratórios de Métodos
1
2019-2020
02637231
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas da unidade curricular distribuem-se por diferentes módulos, nos quais se procura articular uma apresentação sistemática mas sintética dos métodos e das técnicas com a sua aplicação prática, através da realização de pequenos exercícios de aplicação prática.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Laboratório de Métodos tem como objetivo fornecer aos/às estudantes instrumentos metodológicos que lhes permitam desenvolver processos de investigação em Ciências Sociais. Pretende-se, por um lado, identificar as principais questões e elementos a considerar na elaboração de um projeto de investigação e, por outro lado, apresentar diferentes técnicas de recolha e tratamento de informação.
Os/as alunos/as devem ficar aptos/as a desenhar a metodologia de um projeto individual de pesquisa, identificando os métodos e técnicas adequados para responder aos objetivos propostos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Projeto de Pesquisa;
2. Bases de dados e revisão da literatura;
3. Competências para a pesquisa, armazenamento e tratamento de fontes de informação;
4. Entrevista;
5. Inquérito por questionário;
6. Observação participante;
7. Escalas de Atitudes;
8. Focus Groups;
9. Introdução à análise de dados quantitativos com recurso ao SPSS;
10. Análise de Conteúdo;
11. Análise qualitativa de dados – o modelo da Grounded Theory
12. Análise de dados qualitativos – Introdução ao MAXQDA;
13. Análise de dados quantitativos – Análise de Clusters;
14. Análise de dados quantitativos – Análise Factorial;
15. Análise de dados quantitativos – Regressão Múltipla;
16. Epistemologia da análise qualitativa.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paula Abreu Pereira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
JESSOR, R. et. al. (1996), Essays on Ethnography and Human Development. Chicago: Univ. of Chicago Press.
BRYMAN, A.; BELL, E. (2007), Business Research Methods. Oxford: Oxford Univ. Press.
HAIR, J., ANDERSON, R., TATHAM, R. & BLACK, W. (2006) Multivariate Data Analysis with Readings. New Jersey: Prentice Hall.
HART, C. (2009), Doing a Literature Review. Londres: Sage.
HILL, M.; HILL, A. (2002), Investigação por questionário. Lisboa: Ed. Sílabo.
Krippendorf, K. (2013), Content Analyses. Londres: Sage.
LEWINS, A.; SILVER, C. (2007), Using Software in Qualitative Research: Londres: Sage.
MARÔCO, J. (2010), Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Ed. Sílabo.
MORGAN, D. L. (1997), The Focus Group Guidebook, Thousand Oaks: Sage.
Ó DOCHARTAIGH, N. (2012), Internet Research Skills. Londres: Sage.
PARKER, R. N.; ASENCIO, E. K. (2008), GIS and Spatial Analysis for the Social Sciences. NY: Routledge.
STRAUSS, A. e CORBIN, J., 2008, Basics of Qualitative Research. Londres: Sage.