E-Business

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662197
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos, a experimentação prática de software relacionado e a discussão de estudos de caso. O ensino não acompanhado é também suportado por ferramentas interativas de autoavaliação numa plataforma de “blended learning”.

Resultados de Aprendizagem

O comércio e negócio eletrónico correspondem a componentes de dimensão significativa e crescente da atividade económica atual. Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio e negócio eletrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio e negócio eletrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área.

Estágio(s)

Não

Programa

Trata-se de uma unidade curricular genérica que aborda os diversos temas associados ao comércio eletrónico (e-commerce) e negócio eletrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão, incluindo:

1. Introdução ao E-business e ao comércio eletrónico;

1.1. Conceitos introdutórios;

1.2. Mercados eletrónicos e fundamentos do comércio eletrónico;

1.3. Infraestrutura e fundamentos do E-business;

1.4 Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais;

1.5 Tecnologias e aplicações da mesma.

2. Estratégia e aplicações.

2.1 Estratégia para o E-business;

2.2 Aplicações “viradas para o interior” (B2B);

2.3 Aplicações “viradas para o exterior” (B2C);

2.4 Aplicações entre clientes (C2C).

Métodos de Avaliação

Avaliação - Continua
Avaliação - Continua: 100.0%

Bibliografia

CHAFFEY, Dave — E-business and e-commerce management: strategy, implementation, and practice. 4th ed. Harlow: Financial Times/Prentice Hall, 2009.

FRIEDMAN, Thomas — O mundo é plano: uma história breve do século XXI. Ed. act. e ampl. Lisboa: Actual Editora, 2007.

LAUDON, Kenneth C.; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce: business, technology, society 2012. 8th ed: Prentice Hall, 2012.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony D. — Wikinomics: a nova economia das multidões inteligentes. Matosinhos: Quidnovi, 2007.