Controlo Motor e Aprendizagem
2
2019-2020
01930145
Ciências da Actividade Física
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua inglesa e conhecimentos de Fisiologia e Anatomia.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, dividido em observação de treino mediante ferramentas de registo e tratamento de informação e realização de entrevistas a treinadores.
As atividades são realizadas por pequenos grupos de estudantes. Recursos vídeo são extensivamente utilizados para observação e demonstração de boas práticas.
Resultados de Aprendizagem
Estudo e conhecimento do Comportamento Motor, procurando compreender o movimento humano voluntariamente controlado, através da descrição dos processos e mecanismos subjacentes ao desempenho motor e à aquisição e retenção de habilidades motoras.
O estudante deverá: a) descrever e explicar os fundamentos e as teorias gerais da aprendizagem e do controlo motor; b) entender a aprendizagem motora como área de estudo da educação física e do desporto; c) compreender a terminologia básica utilizada no estudo da aprendizagem motora e a sua aplicação na prática da educação física e dos desportos; d) descrever e explicar os resultados da investigação em trabalhos e estudos relevantes no âmbito do controlo motor e aprendizagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) Introdução ao estudo do Comportamento Motor.
2) Metodologia para o estudo do desempenho motor. a) Classificação de habilidades motoras; b) Medidas de desempenho motor
3) Teoria do Processamento da Informação. Memória
4) Atenção e Desempenho Motor
5) Controlo Motor – contribuição sensorial (propriocepção, visão e audição) e dos mecanismos centrais
6) Controlo do Movimento Coordenado. Teoria do Esquema
7) Controlo do Movimento Coordenado. Teoria dos Sistemas dinâmicos
8) Coordenação
9) Capacidades e Diferenças Individuais
10) Conceitos de Aprendizagem Motora. Fases de aprendizagem das habilidades motoras
11) Factores de aprendizagem: factores prévios à prática – motivação, instrução e demonstração
12) Factores de aprendizagem: factores concomitantes – organização da prática
13) Factores de aprendizagem: factores posteriores – Informação de retorno
14) Retenção e Transfer
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Miguel Pereira Gaspar
Métodos de Avaliação
Contínua
Relatório de resolução de problemas: 15.0%
Trabalho de síntese : 25.0%
Frequência: 60.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Schmidt, R. & Lee , T. (1999). Motor Control and Learning: A Behavioral Emphasis . Champaign ,llinois: Human Kinetics
Magill, R. (2001). Motor Learning : Concepts and applications . Oxford: Brown & Benchmar Publisher
Godinho, M.; Mendes, R.; Melo, F. & Barreiros, J. (1999). Controlo Motor e Aprendizagem: Fundamentos e aplicações. Lisboa: FMH.
Godinho, M.; Mendes, R.; Melo, F. & Barreiros, J. (2000). Controlo Motor e Aprendizagem: Trabalhos Práticos. Lisboa: Edições FMH