Projecto de Pesquisa

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02970313
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas e teórico-práticas os estudantes são estimulados a participar em tarefas de pesquisa, em grupos de discussão, a apresentar ideias e a levantar questões conducentes à elaboração do projeto de pesquisa. Os estudantes são estimulados a ler um número mínimo de artigos e ou capítulos de livro, num total de 20 artigos em inglês (20x4 horas) e 5 artigos em português (5x2horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

  Desenvolver competências ao nível da metodologia e do design experimental de modo a elaborar um projeto de pesquisa no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, do Exercício e Saúde em Grupos Especiais ou de outras áreas afins.

A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem atividades de cariz da atividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

A10. Conhecer o problema da inatividade física na sociedade contemporânea, os principais fatores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;

A11. Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspetiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.  

Estágio(s)

Não

Programa

  [1] INTRODUÇÃO: Preâmbulo; Apresentação do problema; Pertinência do estudo; Enunciado do problema; Definição dos objetivos e das hipóteses/questões de pesquisa; Estrutura do estudo [2] REVISÃO DA LITERATURA: Estado da arte; Organização da revisão da literatura; Preocupações com as referências bibliográficas [3] METODOLOGIA: Caracterização da amostra e variáveis em estudo; Identificação e caracterização dos instrumentos de medida; Procedimentos; Análise e tratamento dos dados. [4] APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: Tabelas, figuras e gráficos; como apresentar e comentar os resultados; cuidados e erros mais frequentes [5] DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Como discutir os resultados e relaciona-los com a revisão da literatura; principais cuidados e erros mais frequentes [6] CONCLUSÕES: Importância das limitações do estudo e das recomendações para futuros trabalhos; principais cuidados e erros mais frequentes [7] BIBLIOGRAFIA E DOS ANEXOS: Principais cuidados e erros mais frequentes.

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

  [1] Bordens, K.S.; & Abbott, B.B. (2008). Research Design and Methods (7th Edition). McGraw-Hill International Edition.

[2] Smith, M.J. (1998). Social Science in question. London: Sage Publications.

[3] Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, S. (2005). Research Methods in Physical Activity. Champaign, Illinois. Human Kinetics.

[4] Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th Edition). Oxford: Oxford University Press.

[5] Howell, D.C. (2010). Statistical Methods for Psychology (7th Edition). Belmont: Wadsworth.

[6] What is a research design? http://www.nyu.edu/classes/bkg/methods/005847ch1.pdf

[7] Principles of research design http://www.cios.org/readbook/rmcs/ch13.pdf.