Projecto de Pesquisa

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02970313
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

na

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas e teórico-práticas os estudantes são estimulados a participar em tarefas de pesquisa, em grupos de discussão, a apresentar ideias e a levantar questões conducentes à elaboração do projeto de pesquisa. Os estudantes são estimulados a ler um número mínimo de artigos e ou capítulos de livro, num total de 20 artigos em inglês (20x4 horas) e 5 artigos em português (5x2horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências ao nível da metodologia e do design experimental de modo a elaborar um projecto de pesquisa no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, do Exercício e Saúde em Grupos Especiais ou de outras áreas afins.

A7. Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem actividades de cariz da actividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

A10. Conhecer o problema da inactividade física na sociedade contemporânea, os principais factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;

A11. Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] ESTRUTURA DO CAPÍTULO DA INTRODUÇÃO: Preâmbulo; Apresentação geral do problema; Pertinência do estudo; Enunciado do problema; Definição dos objectivos e das hipóteses/questões de pesquisa; Estrutura do estudo

[2] ESTRUTURA DO CAPÍTULO DA REVISÃO DA LITERATURA: Análise detalhada do estado da arte; Principais características da organização da revisão da literatura; Diferença entre citar autores e plagiar autores; Principais preocupações com as referências bibliográficas (fontes primárias e secundárias)

[3] ESTRUTURA DO CAPÍTULO DA METODOLOGIA: Caracterização da amostra; Caracterização das variáveis em estudo; Identificação e caracterização dos instrumentos de medida (instrumentarium); Procedimentos adoptados para a realização do estudo; Análise e tratamento dos dados do estudo.

Métodos de Avaliação

Contínua
Projecto: 100.0%

Bibliografia

[1] Bordens, K.S.; & Abbott, B.B. (2008). Research Design and Methods (7th Edition). McGraw-Hill International Edition.

[2]Smith, M.J. (1998). Social Science in question. London: Sage Publications.

[3]Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, S. (2005). Research Methods in Physical Activity. Champaign, Illinois. Human Kinetics.

[4]Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th Edition). Oxford: Oxford University Press.

[5]Howell, D.C. (2010). Statistical Methods for Psychology (7th Edition). Belmont: Wadsworth.

[6]What is a research design? http://www.nyu.edu/classes/bkg/methods/005847ch1.pdf

[7]Principles of research design http://www.cios.org/readbook/rmcs/ch13.pdf.