Módulo de Informática II
2
2015-2016
01621687
Sistemas de Informação
Português
Presencial
Semestral
2.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Após uma exposição inicial dos principais conceitos e metodologias associadas ao planeamento de bases de dados relacionais (método expositivo com recurso à projecção de slides PowerPoint), é proposta a resolução de um caso prático.
As aulas de resolução do caso prático são essencialmente laboratoriais e orientadas para a utilização da aplicação Microsoft Access, com acompanhamento do docente.
Algumas aulas são dedicadas à resolução (autónoma) de exercícios vocacionados para a consolidação dos conceitos fundamentais.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
O estudante deverá ser capaz de identificar os dados relevantes para o funcionamento de uma organização, e de planear e desenvolver uma base de dados adequada para os armazenar e processar.
Objetivos específicos
O estudante deverá ser capaz de:
1) Identificar os tipos de dados relevantes
2) Desenvolver um modelo relacional dos dados
3) Desenvolver uma base de dados com base nesse modelo
4) Desenvolver as queries para a obtenção da informação relevante para a gestão da organização
Competências genéricas
Competências instrumentais (cognitivas e tecnológicas)
Competências específicas
Capacidade de análise (necessidades de informação de uma organização) e de síntese (elaboração de um modelo conceptual de organização dos dados), capacidades elementares de computação e informática (Microsoft Access), capacidade de gestão da informação (definição da estrutura de armazenamento dos dados e construção das ferramentas de produção da informação)
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos enquadradores
1.1. Dados, Informação, Conhecimento
1.2. Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD)
2. Planeamento da base de dados
2.1. O Modelo Relacional
2.2. Dependências funcionais e Normalização
3. Implementação do Modelo Relacional no Microsoft Access
3.1. Estruturas de armazenamento dos dados (Tabelas)
3.2. Restrições funcionais e estruturais (Relacionamentos e integridade referencial)
3.3. Processamento dos dados: Queries (Consultas)
Docente(s) responsável(eis)
Rui Pedro Santos Lourenço
Métodos de Avaliação
Avaliação Continua
Realização de 2 testes laboratoriais (em computador) durante o período lectivo : 100.0%
Bibliografia
JUAREZ, Jon ; John Carter — Microsoft Office Access 2007 : a professional approach. Boston : McGraw-Hill Higher Education, 2008. [BP 519.6 JUA]
LAMBERT, Steve ; M. Dow Lambert ; Joan Preppernau — Microsoft Office Access 2007 step by step. Redmond : Microsoft Press, 2007. [BP 519.6 LAM]