Língua Inglesa II

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01620642
Área Científica
Língua Estrangeira
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem ter competências de língua inglesa de nível B2 (Council of Europe Language Level B2), equivalente ao “First Certificate in English” da Universidade de Cambridge, e que consistem em:

 

compreender as ideias principais de textos complexos sobre temas concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialização; interagir com um grau de fluência e espontaneidade que possibilite uma interação normal com pessoas que falam Inglês como primeira língua, sem excessivo esforço de parte a parte; produzir um texto claro e pormenorizado sobre um alargado conjunto de temas, bem como explicar um ponto de vista sobre um determinado assunto, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções.

Métodos de Ensino

  1. exercícios de vocabulário ou de leitura e posterior discussão sobre as palavras e as frases, mostrando o significado e  expressões importantes
  2. lidar com áreas problemáticas em Inglês, por exemplo imagens e uso metafórico de palavras e frases, com exercícios a fazer em casa
  3. desenvolvimento de capacidade de conversação, falando em pares e em grupos, ou diretamente para o professor
  4. melhoria de compreensão do inglês falado usando gravações áudio; todos os exercícios de compreensão oral são seguidos de discussão entre alunos e/ou o professor e, finalmente, pela análise da transcrição escrita
  5. introduções feitas por apresentação do aluno
  6. respostas a todos os exercícios das aulas e trabalhos de casa são dadas na Internet, em www4.fe.uc.pt/english e na biblioteca; muitas respostas com orientação para facilitar a compreensão
  7. Os estudantes que necessitam de mais ajuda vão ao gabinete do professor para aulas individuais
  8. os alunos deverão praticar o inglês na aula e consolidar a compreensão entre cada lição, aprendendo vocabulário e expressões em casa

 

 

Avaliação feita por exame com majoração até 3 valores pela participação na aula. Exercícios dos níveis: B2, C1 e C2.

Resultados de Aprendizagem

  1. melhorar as capacidades de leitura, compreensão e expressão oral e da escrita para um nível acima do nível atual de cada aluno; por exemplo, estudantes com uma capacidade de leitura' B2' deverão atingir o nível C1 correspondente antes da avaliação por exame
  2. estudar a política, geopolítica, história, economia e relações internacionais de vários países
  3. aumentar o vocabulário de cada aluno, incluindo o necessário para fazer uma apresentação formal
  4. desenvolver técnicas para uma boa apresentação oral, dando oportunidades para as praticarem
  5. reforçar os métodos para o auto-aperfeiçoamento das capacidades de leitura, gramática e escrita académica
  6. continuar a desenvolver capacidades de análise oral objetiva de temas que surjam nos meios de comunicação internacionais
  7. reforçar o hábito de auto-aprendizagem
  8. continuar a desenvolver o conhecimento da língua de forma a ser uma ferramenta valiosa para estudar e trabalhar em Relações Internacionais

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Vários exercícios de leitura, vocabulário e expressões relacionados com as Relações Internacionais, Economia, vida estudantil e Inglês de negócios incluem temas como:
  • Entrevistas de emprego
  • Informação estatística em gráficos e tabelas
  • O comércio internacional no Corno de África
  • Atendimento ao cliente
  • Tomada de decisão
  • Mercados globais: Hong Kong
  • Alunos que entram no mercado de trabalho
  • Expansão e contração

 

  1. Compreensão oral/conversação/leitura/escrita/exercícios de vocabulário, incluindo:
  • As notícias de negócios internacionais da BBC
  • As notícias internacionais da BBC
  • O poder da rádio em África
  • Chipre: uma Ilha dividida
  • Relatórios da América do Sul na década de 1970
  • O relatório do Sudão
  • A vida na Faixa de Gaza
  • A insurreição global
  • Direitos humanos, liberdades religiosas e o Direito
  • Poligamia no Utah
  • HIV/SIDA na África do Sul
  • A Roménia, em 1990 e em 2008
  • Região de ilegalidade na Rússia

 

  1. Depois de fornecer aos estudantes aconselhamento e treino, cada país ou região mencionada no ponto 2 é uma oportunidade de praticarem, fazendo uma apresentação oral adequada

Docente(s) responsável(eis)

Rodney George Peach

Bibliografia

An advanced learner's dictionary such as: MACMILLAN English Dictionary for Advanced Learners. Oxford : Macmillan Education, latest edition.

MURPHY, Raymond - English Grammar in Use, a self-study reference and practice book for intermediate students with answers. Cambridge: Cambridge University Press, latest edition.

ROBBINS, Sue - Collins COBUILD Business Vocabulary in Practice. Glasgow: Harper Collins Publishers, latest edition.

Academic Writing for International Students by Stephen Bailey - Routledge 3rd Edition, which has answers and guidance given on the Internet.

Giving Academic Presentations by Susan M. Reinhart: Michigan Series in English for Academic and Professional Purposes; The University of Michigan Press

Essential, general reading practice from printed versions of: Newsweek, Time, The Economist, The Times, The Financial Times, The Daily Telegraph, The Independent, The Guardian and/or their corresponding websites.