Língua Francesa III

Ano
2
Ano lectivo
2024-2025
Código
01620620
Área Científica
Língua Estrangeira
Língua de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se para frequentar a disciplina de Língua Francesa III, os níveis mínimos de A2.1 do QECRL ou ter frequentado com aproveitamento Língua Francesa I e II. 

Métodos de Ensino

De forma a desenvolver a produção oral, os estudantes deverão resumir e comentar 1 texto sobre uma temática atual.

Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios de compreensão a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos (TV5 Monde, RFI…).

A partir da redação de cartas ou textos expositivos, o estudante desenvolverá a sua competência de produção escrita.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão adquirir o nível A2.2 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):  revisão dos pontos fulcrais da gramática, consolidação do vocabulário, desenvolvimento da compreensão textual, melhoramento da capacidade auditiva, familiarização com a escrita Académica e aperfeiçoamento da Produção oral:

- É capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspetos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc.

- É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada.

- É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse.

- É capaz de relatar acontecimentos, experiências, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.

Estágio(s)

Não

Programa

Compétences grammaticales

1.Expression cause/conséquence

2.Expression de la durée dans le passé

3.Expression de la fréquence

4.La forme impersonnelle

5.Construction celui qui/que, celle qui/que, etc.

6.Adjectifs et pronoms indéfinis

7.Pronoms relatifs qui/que/où/dont

8.Comparaison des quantité et des actions

9.Indicateurs de temps

10.Expression de la condition

 

           Compétences actionnelles

1.Exprimer un malaise et raconteur un accident

2.Gérer son bien-être

3.Agir en fonction des règles et des habitudes

4.Rédiger une réclamation ou une protestation

5.S’informer sur / présenter un lieu, une ville, une région

6.Faire le récit d’un voyage

7.Rendre service

8.Rencontrer de nouvelles personnes

9.S’entendre avec quelqu’un

10.Donner de ses Nouvelles

11.S’informer sur l’actualité: lire/écouter la presse/comprendre, rapporter et commenter une information.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação / Trabalhos de casa: 25%: 25.0%
1 produção oral (apresentação de um trabalho em sala de aula) 25%: 25.0%
1 frequência 50% (25% compreensão oral + 25% compreensão escrita): 50.0%

Bibliografia

Francês específico:

Além da Bibliografia em Francês de outras unidades curriculares, aconselha-se:

Defarges Moreau, Philippe, La géopolititique pour les Nuls, First Editions.

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 mots de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3829

Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 lieux de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3830

Sites :

Institut Français des Relations Internationales (Paris-Bruxelles) : http://www.ifri.org/

http://www.diploweb.com/

http://www.diplomatie-presse.com

http://www.frstrategie.org/barreCompetences/espace/espace.php

http://www.rfi.fr

http://www.tv5.org

http://ec.europa.eu/sitemap/index_fr.htm

Gramática

Grammaire de Français, cours de civilisation

Exercicios:

Grammaire progressive du français– niveau avancé, Paris, Clé International.

Communication progressive du français - niveau intermédiaire, Paris, Clé International.

Dictionnaire bilingue ou unilingue, Larousse/ Le Robert.