Língua Francesa III
2
2024-2025
01620620
Língua Estrangeira
Francês
Presencial
Semestral
2.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se para frequentar a disciplina de Língua Francesa III, os níveis mínimos de A2.1 do QECRL ou ter frequentado com aproveitamento Língua Francesa I e II.
Métodos de Ensino
De forma a desenvolver a produção oral, os estudantes deverão resumir e comentar 1 texto sobre uma temática atual.
Para melhorar a compreensão oral, serão feitos exercícios de compreensão a partir da audição de conferências, debates, entrevistas, jornais televisivos ou radiofónicos (TV5 Monde, RFI…).
A partir da redação de cartas ou textos expositivos, o estudante desenvolverá a sua competência de produção escrita.
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes deverão adquirir o nível A2.2 de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): revisão dos pontos fulcrais da gramática, consolidação do vocabulário, desenvolvimento da compreensão textual, melhoramento da capacidade auditiva, familiarização com a escrita Académica e aperfeiçoamento da Produção oral:
- É capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspetos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc.
- É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada.
- É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse.
- É capaz de relatar acontecimentos, experiências, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.
Estágio(s)
NãoPrograma
Compétences grammaticales
1.Expression cause/conséquence
2.Expression de la durée dans le passé
3.Expression de la fréquence
4.La forme impersonnelle
5.Construction celui qui/que, celle qui/que, etc.
6.Adjectifs et pronoms indéfinis
7.Pronoms relatifs qui/que/où/dont
8.Comparaison des quantité et des actions
9.Indicateurs de temps
10.Expression de la condition
Compétences actionnelles
1.Exprimer un malaise et raconteur un accident
2.Gérer son bien-être
3.Agir en fonction des règles et des habitudes
4.Rédiger une réclamation ou une protestation
5.S’informer sur / présenter un lieu, une ville, une région
6.Faire le récit d’un voyage
7.Rendre service
8.Rencontrer de nouvelles personnes
9.S’entendre avec quelqu’un
10.Donner de ses Nouvelles
11.S’informer sur l’actualité: lire/écouter la presse/comprendre, rapporter et commenter une information.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação / Trabalhos de casa: 25%: 25.0%
1 produção oral (apresentação de um trabalho em sala de aula) 25%: 25.0%
1 frequência 50% (25% compreensão oral + 25% compreensão escrita): 50.0%
Bibliografia
Francês específico:
Além da Bibliografia em Francês de outras unidades curriculares, aconselha-se:
Defarges Moreau, Philippe, La géopolititique pour les Nuls, First Editions.
Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 mots de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3829
Gauchon,P.,Huissoud J.M., Les 100 lieux de la géopolitique, Paris, collection Que sais-je? Nº3830
Sites :
Institut Français des Relations Internationales (Paris-Bruxelles) : http://www.ifri.org/
http://www.diploweb.com/
http://www.diplomatie-presse.com
http://www.frstrategie.org/barreCompetences/espace/espace.php
http://www.rfi.fr
http://www.tv5.org
http://ec.europa.eu/sitemap/index_fr.htm
Gramática
Grammaire de Français, cours de civilisation
Exercicios:
Grammaire progressive du français– niveau avancé, Paris, Clé International.
Communication progressive du français - niveau intermédiaire, Paris, Clé International.
Dictionnaire bilingue ou unilingue, Larousse/ Le Robert.