Língua Francesa III

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01620620
Área Científica
Língua Estrangeira
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se para frequentar a disciplina de Língua Francesa III, os níveis mínimos de B1 do QECRL. No caso de não iniciar estas duas disciplinas com as competências linguísticas acima referidas, o aluno compromete o seu sucesso em atingir os objectivos propostos.

Métodos de Ensino

As aulas serão do tipo teórico-práticas. O objectivo da unidade curricular é proporcionar aos/às estudantes, uma aquisição (LFI) e um aperfeiçoamento (LFII e LFIII) das aptidões linguísticas em francês. Assim sendo, promove-se a aquisição de capacidades comunicativas da escrita e da oral, assim como da compreensão textual e auditiva, de forma a facilitar a inserção do aluno num ambiente académico e/ou profissional num país de língua francesa. Nesse sentido, durante as aulas serão sempre desenvolvidas as 4 competências: compreensão oral e escrita e produção oral e escrita (de várias tipologias de textos: textos formais e informais, e-mails, artigos de jornais etc.).

Resultados de Aprendizagem

No final do terceiro e último ano, o/a aluno/a deve atingir um nível vantagem e ser capaz de compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstractos num texto complexo, incluindo uma discussão técnica na sua especialidade. É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detectando tensão em nenhum dos falantes. É capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre Licenciaturas 2010-2011 106 uma questão actual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Os/As estudantes deverão adquirir os níveis de competências do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Língua Francesa III: níveis B1 / tendo como objectivo chegar ao nível B2. Os conteúdos programáticos estarão sempre interligados com a área disciplinar de Relações Internacionais e são os seguintes: revisão dos pontos fulcrais da gramática, consolidação do vocabulário, desenvolvimento da compreensão textual, melhoramento da capacidade auditiva, familiarização com a escrita Académica e aperfeiçoamento da Produção oral diplomática.·

Docente(s) responsável(eis)

Maria Elisabeth Pedrosa Alves Duarte