Marketing
3
2024-2025
01620148
Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos, a discussão/apresentação de trabalhos, baseado num estudo de caso real, e a resolução de exercícios.
Resultados de Aprendizagem
Com a frequência da disciplina os alunos deverão desenvolver capacidades para a tomada de decisões, nomeadamente quanto à formulação e implementação de estratégias de Marketing, o que requer também competências quanto à compreensão do ambiente de marketing. Especificamente, pretende-se que os alunos sejam capazes, ao nível do diagnóstico do ambiente de marketing, de analisar e compreender a concorrência, os consumidores/compradores e o macro-ambiente, e ao nível da estratégia de marketing de tomar decisões e aplicar quanto a escolhas de segmentos alvo a servir, posicionamento, estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação. O foco no desenvolvimento destas competências é o de um processo de planeamento estratégico em marketing centrado no mercado.
Estágio(s)
NãoPrograma
De forma a atingir os objetivos da unidade curricular, o programa começa por fornecer um enquadramento do marketing no âmbito de uma organização, para depois abordar a análise do ambiente externo e, seguidamente, apresentar as grandes decisões a tomar no âmbito da estratégia de marketing. Finalmente, conclui-se o programa com o planeamento em marketing, focalizando-se a atenção no plano de marketing.
1. O conceito de marketing e a estratégia orientada para o mercado
2. Comportamento do comprador/consumidor e concorrência
3. Segmentação de mercados
4. Seleção de segmentos alvo e posicionamento
5. Inovação e desenvolvimento de novos produtos
6. Gestão estratégica de marcas
7. Estratégia de distribuição
8. Estratégia de preço
9. Estratégia de comunicação: promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, merchandising, e marketing direto
10. O plano de marketing.
Docente(s) responsável(eis)
Filipe Jorge Fernandes Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (2015). Marketing Management, 15th ed./Global ed., Boston: Pearson.