Marketing

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01620148
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos, a discussão/apresentação de trabalhos, baseado num estudo de caso real, e a resolução de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Com a frequência da disciplina os alunos deverão desenvolver capacidades para a tomada de decisões, nomeadamente quanto à formulação e implementação de estratégias de Marketing, o que requer também competências quanto à compreensão do ambiente de marketing. Especificamente, pretende-se que os alunos sejam capazes, ao nível do diagnóstico do ambiente de marketing, de analisar e compreender a concorrência, os consumidores/compradores e o macro-ambiente,  e ao nível da estratégia de marketing de tomar decisões e aplicar quanto a escolhas de segmentos alvo a servir, posicionamento, estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação. O foco no desenvolvimento destas competências é o de um processo de planeamento estratégico em marketing centrado no mercado.

Estágio(s)

Não

Programa

De forma a atingir os objetivos da unidade curricular, o programa começa por fornecer um enquadramento do marketing no âmbito de uma organização, para depois abordar a análise do ambiente externo e, seguidamente, apresentar as grandes decisões a tomar no âmbito da estratégia de marketing. Finalmente, conclui-se o programa com o planeamento em marketing, focalizando-se a atenção no plano de marketing.

1. O conceito de marketing e a estratégia orientada para o mercado

2. Comportamento do comprador/consumidor e concorrência

3. Segmentação de mercados

4. Seleção de segmentos alvo e posicionamento

5. Inovação e desenvolvimento de novos produtos

6. Gestão estratégica de marcas

7. Estratégia de distribuição

8. Estratégia de preço

9. Estratégia de comunicação: promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, merchandising, e marketing direto

10. O plano de marketing.

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Jorge Fernandes Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane  (2015). Marketing Management, 15th ed./Global ed., Boston: Pearson.