Marketing

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01620148
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

A disciplina de Marketing assume-se, de facto, como uma cadeira introdutória ao Marketing e centrada nos seus aspetos operacionais. O ambiente de marketing e os diversos mercados de atuação serão  ainda detalhadamente apresentados.

Objetivos específicos

Dar-se-á, igualmente, uma grande ênfase ao comportamento dos consumidores e à abordagem dos mercados e as variáveis do Marketing Mix serão detidamente estudadas assim como a sua contribuição para a satisfação dos consumidores.

Competências genéricas

Espera-se que os alunos entendam as atribuições básicas de um departamento de marketing numa organização e numa lógica funcional assim como adquiram um novo quadro mental e uma nova linguagem funcional.

Competências específicas

Espera-se ainda que reorientem a sua perspetiva da atividade empresarial centrada agora na perspetiva do cliente e que entendam as diversas áreas funcionais numa lógica integradora que converge na criação de valor e no reforço da competitividade.

Estágio(s)

Não

Programa

O Ambiente de Marketing

O micro meio ambiente

O macro meio ambiente

Estudos de Mercado

A importância da informação

A elaboração de um projeto de estudo de mercado

Análise do Comportamento de Compra

Variáveis que influenciam o comportamento dos consumidores

Análise do processo de decisão de compra

A Segmentação

Razões para a segmentação

O processo geral de segmentação

Posicionamento

O conceito de posicionamento

A definição das características distintivas

A Política de Produto

Conceito de produto

Ciclo de vida do produto

Desenvolvimento de novos produtos

Especificidades dos serviços

A Política de Distribuição

 Funções e tipologia dos canais de distribuição

A definição e gestão dos canais de distribuição

A Política de Preços

A fixação do preço

Adaptações ao preço

A Política de Comunicação

A Comunicação e os seus instrumentos

Comunicação below-the-line

A Organização e Controlo das Atividades de Marketing

A posição e as atribuições da direção de marketing

O controlo das atividades

Docente(s) responsável(eis)

Filipe Jorge Fernandes Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Continua
Exame final : 50.0%
1 trabalho de grupo: 50.0%

Bibliografia

COELHO, Arnaldo Fernandes de Matos ; ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de - De um marketing transaccional a um marketing contratual. In  X Congresso do ENANPAD [Em linha]. Florianópolis : ANPAD, 2000. [Consult. 18 Abr. 2013]. Disponível em WWW: <URL: http://www.anpad.org.br >.
KOTLER, Philip - Marketing management : analysis, planning, implementation and control. 9th ed.. Upper Saddle River : Prentice Hall, 1997. [BP 658.8 KOT]
MERCATOR XXI : teoria e prática do marketing. Denis Lindon [et al.]. 10ª ed. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 2004. [BP 658.8 MER]