Marketing
0
2019-2020
01620148
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
A disciplina de Marketing assume-se, de facto, como uma cadeira introdutória ao Marketing e centrada nos seus aspetos operacionais. O ambiente de marketing e os diversos mercados de atuação serão ainda detalhadamente apresentados.
Objetivos específicos
Dar-se-á, igualmente, uma grande ênfase ao comportamento dos consumidores e à abordagem dos mercados e as variáveis do Marketing Mix serão detidamente estudadas assim como a sua contribuição para a satisfação dos consumidores.
Competências genéricas
Espera-se que os alunos entendam as atribuições básicas de um departamento de marketing numa organização e numa lógica funcional assim como adquiram um novo quadro mental e uma nova linguagem funcional.
Competências específicas
Espera-se ainda que reorientem a sua perspetiva da atividade empresarial centrada agora na perspetiva do cliente e que entendam as diversas áreas funcionais numa lógica integradora que converge na criação de valor e no reforço da competitividade.
Estágio(s)
NãoPrograma
O Ambiente de Marketing
O micro meio ambiente
O macro meio ambiente
Estudos de Mercado
A importância da informação
A elaboração de um projeto de estudo de mercado
Análise do Comportamento de Compra
Variáveis que influenciam o comportamento dos consumidores
Análise do processo de decisão de compra
A Segmentação
Razões para a segmentação
O processo geral de segmentação
Posicionamento
O conceito de posicionamento
A definição das características distintivas
A Política de Produto
Conceito de produto
Ciclo de vida do produto
Desenvolvimento de novos produtos
Especificidades dos serviços
A Política de Distribuição
Funções e tipologia dos canais de distribuição
A definição e gestão dos canais de distribuição
A Política de Preços
A fixação do preço
Adaptações ao preço
A Política de Comunicação
A Comunicação e os seus instrumentos
Comunicação below-the-line
A Organização e Controlo das Atividades de Marketing
A posição e as atribuições da direção de marketing
O controlo das atividades
Docente(s) responsável(eis)
Filipe Jorge Fernandes Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação Continua
1 trabalho de grupo: 50.0%
Exame final : 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
COELHO, Arnaldo Fernandes de Matos ; ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de - De um marketing transaccional a um marketing contratual. In X Congresso do ENANPAD [Em linha]. Florianópolis : ANPAD, 2000. [Consult. 18 Abr. 2013]. Disponível em WWW: <URL: http://www.anpad.org.br >.
KOTLER, Philip - Marketing management : analysis, planning, implementation and control. 9th ed.. Upper Saddle River : Prentice Hall, 1997. [BP 658.8 KOT]
MERCATOR XXI : teoria e prática do marketing. Denis Lindon [et al.]. 10ª ed. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 2004. [BP 658.8 MER]