Direção Estratégica
0
2024-2025
04661314
Gestão
Português
Presencial
5.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise Estratégica e uma metodologia de avaliação mista.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular contribuiu para vários objetivos de aprendizagem (OA) do MBA, nomeadamente:
OA1. Liderar equipas e projetos pessoais e organizacionais
OA2. Pensar de forma crítica e tomar decisões com base em informação complexa
OA3. Maximizar recursos em benefício das organizações e da sociedade
OA4. Conhecer e perceber as organizações e os stakeholders das mesmas
OA5. Integrar conhecimento das várias funções de uma organização e aplicar competências de gestão estratégica num ambiente competitivo em constante mudança
OA7. Compreender as complexidades da ética nos negócios num contexto global e atuando com integridade
O objetivo específico (OAE) é desenvolver competências de gestão estratégica. No final do curso, os estudantes devem ser capazes de:
OAE1. Selecionar corretamente e aplicar conceitos e ferramentas de gestão estratégica
OAE2. Identificar os desafios estratégicos
OAE3. Formular opções estratégicas
OAE4. Avaliar opções estratégicas
Estágio(s)
NãoPrograma
T1- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
1.1- As Estratégias Competitivas
1.2- A Vantagem Competitiva
1.3- Estratégias Genéricas e Fontes de Vantagem
T2- ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO
2.1- As Estratégias de Integração
T3- ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
3.1- Motivações à Internacionalização
3.2- Modelos de Internacionalização
3.3- Estratégias de Internacionalização
T4- ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO
4.1- As Estratégias de Diversificação
4.2- Planeamento de Portfólios
T5- ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
5.1- As Estratégias de Desenvolvimento
5.2- Estratégias de Desenvolvimento e Estratégia Empresarial
5.3- Aquisições e Fusões
5.4- Alianças Estratégicas
T6- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA
6.1- Estrutura e Estratégia
6.2- Tipos de Estrutura
T7- POLÍTICA DE GESTÃO E CONTROLO ESTRATÉGICO
T8- Estratégias para a sustentabilidade e transformação digital
T9- Outros temas actuais em estratégia empresarial
Docente(s) responsável(eis)
Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Apresentações durante o trimestre: 50.0%
Bibliografia
ADRIANO FREIRE, Estratégia-Criação de Valor Sustentável; Bertrand Editora, 2020 (1ª edição)
DESS, McNamara, Eisner and Lee. Strategic Management: Text and Cases. McGraw- Hill, 11Th Edition, 2023
GRANT, Robert M. Contemporary Strategy Analysis. Wiley, 2021.
JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan. Dirección Estratégica. Prentice Hall, 2005.
NAVAS LÓPEZ, J. E.; MARTÍN, L. A. G. La Dirección Estratégica de la Empresa. Civitas Ediciones, Madrid, 2018.