Direção Estratégica

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
04661314
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise Estratégica e uma metodologia de avaliação mista.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular contribuiu para vários objetivos de aprendizagem (OA) do MBA, nomeadamente:

OA1. Liderar equipas e projetos pessoais e organizacionais

OA2. Pensar de forma crítica e tomar decisões com base em informação complexa

OA3. Maximizar recursos em benefício das organizações e da sociedade

OA4. Conhecer e perceber as organizações e os stakeholders das mesmas

OA5. Integrar conhecimento das várias funções de uma organização e aplicar competências de gestão estratégica num ambiente competitivo em constante mudança

OA7. Compreender as complexidades da ética nos negócios num contexto global e atuando com integridade

O objetivo específico (OAE) é desenvolver competências de gestão estratégica. No final do curso, os estudantes devem ser capazes de:

OAE1. Selecionar corretamente e aplicar conceitos e ferramentas de gestão estratégica

OAE2. Identificar os desafios estratégicos

OAE3. Formular opções estratégicas

OAE4. Avaliar opções estratégicas

Estágio(s)

Não

Programa

T1- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

1.1- As Estratégias Competitivas

1.2- A Vantagem Competitiva

1.3- Estratégias Genéricas e Fontes de Vantagem

T2- ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO

2.1- As Estratégias de Integração

T3- ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

3.1- Motivações à Internacionalização

3.2- Modelos de Internacionalização

3.3- Estratégias de Internacionalização

T4- ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO

4.1- As Estratégias de Diversificação

4.2- Planeamento de Portfólios

T5- ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO

5.1- As Estratégias de Desenvolvimento

5.2- Estratégias de Desenvolvimento e Estratégia Empresarial

5.3- Aquisições e Fusões

5.4- Alianças Estratégicas

T6- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA

6.1- Estrutura e Estratégia

6.2- Tipos de Estrutura

T7- POLÍTICA DE GESTÃO E CONTROLO ESTRATÉGICO

T8- Estratégias para a sustentabilidade e transformação digital

T9- Outros temas actuais em estratégia empresarial

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Apresentações durante o trimestre: 50.0%

Bibliografia

ADRIANO FREIRE, Estratégia-Criação de Valor Sustentável; Bertrand Editora, 2020 (1ª edição)

DESS, McNamara, Eisner and Lee. Strategic Management: Text and Cases. McGraw- Hill, 11Th Edition, 2023

GRANT, Robert M. Contemporary Strategy Analysis. Wiley, 2021.

JOHNSON, Gerry; SCHOLES, Kevan. Dirección Estratégica. Prentice Hall, 2005.

NAVAS LÓPEZ, J. E.; MARTÍN, L. A. G. La Dirección Estratégica de la Empresa. Civitas Ediciones, Madrid, 2018.