Análise Estratégica
0
2023-2024
02661159
Gestão
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será interativa. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, com o envolvimento de empresas e de casos reais. A análise de casos reais permitirá aos estudantes aplicar os modelos conceptuais na prática.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências de análise estratégica, de forma a capacitar os estudantes para avaliar opções estratégicas, potenciando a criação de valor. No final do curso, é expectável que os estudantes comprendam os conceitos e conheçam as prinicpais ferramentas de análise estratégica (OA1), que sejam capazes de identificar os desafios estratégicos das organizações (OA2) e que tenham desenvolvido a capacidade de aplicar modelos de análise estratégica a situações reais (OA3), avaliando as possíveis opções estratégicas (OA4).
Estágio(s)
NãoPrograma
CP1 Introdução à estratégia
CP2 Análise de stakeholders
CP3 Análise do ambiente contextual
CP4 Análise da indústria
CP5 Análise do modelo de negócio
CP6 Análise de recursos e capacidades
CP7 Análise do portefólio de negócios
CP8 Análise SWOT/TOWS
CP9 Avaliação das opções estratégicas
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Whittington, R., Regnér, P., Angwin, D., Johnson, G., Scholes, K. 2020. Exploring strategy: Text and cases, 12th ed., Pearson.
Grant, R.M., Jordan, J. 2015. Foundations of strategy, 2nd ed., John Wiley & Sons, Ltd.
Fleisher, C.S., Bensoussan, B.E. 2003. Strategic and competitive analysis: Methods and techniques for analyzing business competition, Pearson.