Análise Estratégica

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
02661159
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será interativa. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, com o envolvimento de empresas e de casos reais. A análise de casos reais permitirá aos estudantes aplicar os modelos conceptuais na prática. 

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é desenvolver competências de análise estratégica, de forma a capacitar os estudantes para avaliar opções estratégicas, potenciando a criação de valor. No final do curso, é expectável que os estudantes comprendam os conceitos e conheçam as prinicpais ferramentas de análise estratégica (OA1), que sejam capazes de identificar os desafios estratégicos das organizações (OA2) e que tenham desenvolvido a capacidade de aplicar modelos de análise estratégica a situações reais (OA3), avaliando as possíveis opções estratégicas (OA4).  

Estágio(s)

Não

Programa

CP1 Introdução à estratégia

CP2 Análise de stakeholders

CP3 Análise do ambiente contextual

CP4 Análise da indústria

CP5 Análise do modelo de negócio

CP6 Análise de recursos e capacidades

CP7 Análise do portefólio de negócios

CP8 Análise SWOT/TOWS

CP9 Avaliação das opções estratégicas 

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Whittington, R., Regnér, P., Angwin, D., Johnson, G., Scholes, K. 2020. Exploring strategy: Text and cases, 12th ed., Pearson.

Grant, R.M., Jordan, J. 2015. Foundations of strategy, 2nd ed., John Wiley & Sons, Ltd.

Fleisher, C.S., Bensoussan, B.E. 2003. Strategic and competitive analysis: Methods and techniques for analyzing business competition, Pearson.