Análise Estratégica

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02661159
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Análise Estratégica e uma metodologia de avaliação mista.

Os alunos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

• 50% Participação na realização de um trabalho de Estratégica Empresarial teórico ou teórico/prático.

• 50% por exame referente a todo o programa da disciplina.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os/as alunos/as compreendam em profundidade a importância da análise estratégica para a formulação e controlo da Estratégia da empresa. Pretende-se que desenvolvam capacidades conceptuais ao nível da análise estratégica que permitam basear a competitividade da empresa numa superior capacidade de análise. Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de análise e de resolução de problemas.

Estágio(s)

Não

Programa

1- INTRODUÇÃO

2- ANÁLISE ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA

3- MISSÃO E ESTRATÉGIA

4- ANÁLISE ESTRATÉGICA

4.1- ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE

4.1.1- Meio Envolvente Contextual

- O método PEST

- Análise de cenários

- Análise de Stakeholders

4.1.2- Meio Envolvente Transaccional

- Análise dos clientes

- Análise dos concorrentes

- Outros agentes

4.1.3- Análise da Indústria

- Utilização do modelo das cinco forças

- Análise de grupos estratégicos

- Análise dos ciclos de vida

4.1.4- Análises de portfolio

4.2- ANÁLISE DA EMPRESA

4.2.1- Recursos da Empresa

- A RBV , a RKV e a RBV dinâmica

- A análise dos recursos em Pessoas, Financeiros, Organizacionais

- A cadeia de valor

- A análise funcional

4.2.2- A análise das Competências Centrais

4.2.3- Análise SWOT e nova SWOT

5- AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de um trabalho de Estratégica Empresarial teórico ou teórico/prático: 50.0%
Exame referente a todo o programa da disciplina: 50.0%

Bibliografia

DESS, Gregory G. ; LUMPKIN, G. T. ; EISNER, Alan B. - Strategic management: text and cases. 4th ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008. [BP 658 DES]

FLEISHER, Craig S.; BENSOUSSAN, Babette E. - Strategic and competitive analysis : methods and techniques for analyzing business competition. Upper Saddle River: Pearson/Prentice Hall, 2003. [BP 658 FLE]

GRANT, Robert M. - Contemporary strategy analysis. 6th ed. Malden : Blackwell Publishing, 2008. [BP 658 GRA]