Seminário de Leituras

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02637258
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Debates Teóricos Contemporâneos I

Debates Teóricos Contemporâneos II

Métodos de Ensino

As sessões serão organizadas em torno do debate de um ou mais textos para os quais existirá sempre um/a apresentador/a. No entanto, toda a turma será incentivada a participar nas aulas, pressupondo-se que o material bibliográfico discutido em cada sessão foi previamente objeto de estudo por cada um dos elementos que a constituem.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: a) aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre teorias e pesquisas marcantes e/ou contemporâneas no âmbito das ciências sociais, em particular na área da sociologia; b) promover uma reflexão crítica sobre os textos lidos; c) promover a captação das intertextualidades e dos contextos da bibliografia tratada;

Competências a desenvolver: a) saber ler com ordem e profundidade desenvolvendo a capacidade de síntese dos materiais bibliográficos (a nível dos seus conteúdos e formas de estruturação); b) desenvolver o espírito comparativo e contextualizador face aos textos objeto de leituras; c) ser capaz de uma apropriação crítica, rigorosa e criativa de elementos oriundos dos textos lidos no âmbito de trabalhos e reflexões pessoais.

Estágio(s)

Não

Programa

O Seminário de Leituras é um espaço de debate em torno de um conjunto de leituras referenciais da sociologia contemporânea, assim como de leituras específicas orientadas para os temas de pesquisa a serem desenvolvidos pelos/as estudantes no âmbito das respetivas dissertações. As primeiras sessões centrar-se-ão em dois livros de Richard Sennett: A Corrosão do Carácter e A Cultura do Novo Capitalismo. As sessões seguintes centrar-se-ão em textos a sugerir pelos estudantes (tendo em conta os seus interesses em termos da elaboração das suas teses de mestrado), cabendo ao docente validar essas mesmas propostas tendo em conta os seguintes critérios: amplitude do interesse teórico do texto proposto; cariz fundador, actualizado ou inovador do texto proposto; o modo como o texto proposto acaba por levantar questões teóricas, analíticas ou de operacionalização da pesquisa que assumem um interesse mais geral no contexto da turma.

Docente(s) responsável(eis)

João Carlos Freitas Arriscado Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral de um texto nas aulas (25%); relatório escrito com resumo e reflexão pessoal sobre o texto apresentado (25%); relatório escrito com resumo e reflexão pessoal sobre um texto apresentado por outro/a colega (25%); participação nas discussões (25%): 100.0%

Bibliografia

Primeiras sessões / First sessions:

SENNETT, Richard - A corrosão do carácter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Lisboa: Terramar, 2000.

SENNETT, Richard - A cultura do novo capitalismo. Lisboa: Relógio d'Água, 2007.

Sessões seguintes / Following sessions:

Textos a sugerir pelos estudantes (tendo em conta os seus interesses em termos da elaboração das suas teses de mestrado), cabendo ao docente validar essas mesmas propostas tendo em conta critérios já anteriormente mencionados / The following sessions will be an occasion for discussing several texts proposed by the students themselves. However the texts in discussion need to be considered of interest for all the students. That assessment will be made by the teacher using the criteria already presented previously.