Consumo e Estilos de Vida

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02662175
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho assentam no debate coletivo em torno dos temas centrais, tendo por base textos propostos pelo docente e casos ilustrativos desses temas, mobilizados pelo docente e os estudantes. A avaliação dos estudantes é feita através da realização de um ensaio temático individual.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular complementa conteúdos relativos ao tema do consumo mais diretamente relacionados com a área de especialidade do marketing. Pretende proporcionar uma formação teórica de cariz sociológico, antropológico e sociopolítico sobre o processo de formação e desenvolvimento da sociedade de consumo e sobre as lógicas sociais e simbólicas subjacentes aos hábitos e práticas de consumo no mundo contemporâneo. O consumo é analisado em relação com os processos mais amplos de formação dos estilos de vida. Os estudantes devem adquirir: a) capacidades reflexivas de compreensão alargada sobre os processos de formação dos gostos, das preferências e das práticas de consumo; b) competências de conceção e operacionalização de instrumentos metodológicos para analisar e avaliar essas práticas, tendo em conta a diversidade de processos (económicos, sociais, políticos e simbólicos) que nelas interferem e que as associam aos processos mais amplos de formação de estilos de vida.

Estágio(s)

Não

Programa

- Sociedade de consumo: a formação dos modernos hábitos de consumo
- Gostos e estilos de vida: a dimensão expressiva do consumo e as lógicas da diferenciação social
- Cultura, lazer e tempos livres: práticas e consumos culturais
- A viagem, o turismo e o reordenamento lúdico do espaço e das práticas
- Padrões de consumo: segmentação, ecletismo, omnivorismo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Abreu Pereira da Silva

Métodos de Avaliação

Ensaio
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Baudrillard, Jean (1981), Para uma crítica da economia política do signo. Lisboa: Edições 70.

Featherstone, Mike (1991), Consumer Culture and Postmodernism. London, Newbury Park and New Delhi: Sage Publications.

Gomes, Rui Telmo (2001), “Práticas culturais dos portugueses (1): atividades de lazer”, Folha OBS (Observatório das Atividades Culturais), nº 2 (versão eletrónica: http://www.oac.pt/menuobservatorio.htm).

McCracken, Grant (1990), Culture & Consumption. New Approaches to the Symbolic Character of Consumer Goods and Activities. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.

Orbasli, Aylin (2000), Tourists in Historic Towns: Urban Conservation and Heritage Management. London: E & FN Spon.
Warde, Alan; Martens, Lydia; Olsen, Wendy (1999), “Consumption and the Problem of Variety: Cultural Omnivorousness, Social Distinction and Dinning Out”, Sociology, 33 (1), 105-127.