Consumo e Estilos de Vida
1
2023-2024
02662175
Gestão/Marketing
Português
Presencial
2.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As sessões de trabalho assentam no debate coletivo em torno dos temas centrais, tendo por base textos propostos pelo docente e casos ilustrativos desses temas, mobilizados pelo docente e os estudantes. A avaliação dos estudantes é feita através da realização de um ensaio temático individual.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular complementa conteúdos relativos ao tema do consumo mais diretamente relacionados com a área de especialidade do marketing. Pretende proporcionar uma formação teórica de cariz sociológico, antropológico e sociopolítico sobre o processo de formação e desenvolvimento da sociedade de consumo e sobre as lógicas sociais e simbólicas subjacentes aos hábitos e práticas de consumo no mundo contemporâneo. O consumo é analisado em relação com os processos mais amplos de formação dos estilos de vida. Os estudantes devem adquirir: a) capacidades reflexivas de compreensão alargada sobre os processos de formação dos gostos, das preferências e das práticas de consumo; b) competências de conceção e operacionalização de instrumentos metodológicos para analisar e avaliar essas práticas, tendo em conta a diversidade de processos (económicos, sociais, políticos e simbólicos) que nelas interferem e que as associam aos processos mais amplos de formação de estilos de vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Sociedade de consumo: a formação dos modernos hábitos de consumo
- Gostos e estilos de vida: a dimensão expressiva do consumo e as lógicas da diferenciação social
- Cultura, lazer e tempos livres: práticas e consumos culturais
- A viagem, o turismo e o reordenamento lúdico do espaço e das práticas
- Padrões de consumo: segmentação, ecletismo, omnivorismo.
Docente(s) responsável(eis)
Claudino Cristovão Ferreira
Métodos de Avaliação
Ensaio
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Baudrillard, Jean (1981), Para uma crítica da economia política do signo. Lisboa: Edições 70.
Featherstone, Mike (1991), Consumer Culture and Postmodernism. London, Newbury Park and New Delhi: Sage Publications.
Gomes, Rui Telmo (2001), “Práticas culturais dos portugueses (1): atividades de lazer”, Folha OBS (Observatório das Atividades Culturais), nº 2 (versão eletrónica: http://www.oac.pt/menuobservatorio.htm).
McCracken, Grant (1990), Culture & Consumption. New Approaches to the Symbolic Character of Consumer Goods and Activities. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.
Orbasli, Aylin (2000), Tourists in Historic Towns: Urban Conservation and Heritage Management. London: E & FN Spon.
Warde, Alan; Martens, Lydia; Olsen, Wendy (1999), “Consumption and the Problem of Variety: Cultural Omnivorousness, Social Distinction and Dinning Out”, Sociology, 33 (1), 105-127.