Metodologia de Investigação
0
2018-2019
02662399
Gestão/Marketing
Português
Presencial
5.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Leitura fluente em inglês.
Métodos de Ensino
Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, formatando-a à imagem dos seus interesses individuais, nomeadamente, as suas áreas preferenciais de investigação.
A apresentação dos vários conceitos e metodologias será sempre feita com o apoio de casos e exemplos ilustrativos.
Resultados de Aprendizagem
Ser capaz de formular uma proposta de investigação clara: (a) identificar, delimitar e justificar a relevância de um assunto/problema; (b) identificar questões específicas de trabalho; (c) operacionalizar conceitos chave para a elaboração de um quadro conceptual; (d) descrever e articular as principais características dos instrumentos de recolha de dados; (e) desenhar e justificar uma estratégia de investigação coerente, seleção de métodos de recolha de dados apropriados; (f) formular os principais e potenciais argumentos subjacentes a uma dada proposta de investigação; Conhecer um conjunto variado de metodologias de investigação e ser capaz de analisar criticamente as suas potencialidades e limitações; Ser capaz de construir e validar alguns instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, com recurso a questionários e guiões de entrevista; Saber utilizar métodos qualitativos e quantitativos na análise dos dados.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à investigação em Gestão: O que é uma dissertação? Onde encontrar inspiração para a definição de um tema de investigação?
Os momentos de uma dissertação. A escolha e a relação com o orientador.
Do Projeto de Investigação à estratégia de investigação em Ciências Sociais.
Investigação empírica e metodologias de pesquisa: uma visão panorâmica de técnicas de investigação em Ciências Sociais
Inquéritos por questionário I.
Inquéritos por questionário II.
Pesquisa e utilização de fontes de informação.
Revisão de literatura: objetivos e princípios orientadores.
Processos de amostragem e validação de escalas.
Processos de recolha de dados. A entrevista.
A redação de uma dissertação.
Docente(s) responsável(eis)
Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua: 100.0%
Bibliografia
BRYMAN, Alan — Social research methods. 2nd ed. Oxford : Oxford University Press, 2004. [BP 303 BRY]
BRYMAN, Alan; BELL, Emma — Business research methods. 2nd ed. Oxford: Oxford Univer-sity Press, 2007. [BP 658 BRY]
ESSENTIAL guide to qualitative methods in organizational research. Edited by Catherine Cassell , Gillian Symon. London: Sage Publications, 2005. [BP 658 ESS]
HUSSEY, Jill; HUSSEY, Roger — Business research : a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Basingstoke: Macmillan Press, 1997. [BP 001.8 HUS]
LIAMPUTTONG, Pranee; EZZY, Douglas — Qualitative research methods. 2nd ed. South Mel-bourne : Oxford University Press, 2006. [BP 001.8 LIA]
NEW (The) handbook of methods in nonverbal behavior research. Edited by Jinni A. Harrigan , Robert Rosenthal , Klaus R. Scherer. Oxford: Oxford University Press, 2005. [BP 001.8 NEW]
SAGE (The) handbook of qualitative research. Editors Norman K. Denzin; Yvonna S. Lincoln. 3rd ed. Thousand Oaks: Sage Publications